EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero.(2017) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Pereira, Carlos Alberto; Corteletti, Rosyelle Cristina; Russo, Mário Luís Cabello; Morandini, Thiago Luiz CoelhoEste trabalho apresenta soluções técnicas para execução de revestimentos rodoviários alternativos com a utilização de rejeito de minério de ferro em sua composição. O estudo realizado também demonstra a possibilidade de redução do custo de produção de concretos asfálticos a quente, de forma a estimular a construção de rodovias pavimentadas e melhorar as condições de trafegabilidade destas vias. Apesar da ampla busca por publicações, estudos, referências ou pesquisas relacionadas à utilização do rejeito de minério de ferro em concretos asfálticos, identificaram-se poucas citações disponíveis na literatura. Tal fato aponta grande possibilidade deste trabalho compor os estudos pioneiros relacionados ao tema. A dosagem das misturas asfálticas foi baseada na metodologia Marshall e enquadrada na faixa C do DNIT. O comportamento mecânico das misturas foi avaliado por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, ensaio de fadiga, creep estático, creep dinâmico, estabilidade e fluência Marshall. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa ELSYM5. Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais e na análise mecanística das estruturas avaliadas neste trabalho, pode-se afirmar que os rejeitos de minério de ferro apresentam potencial de utilização em revestimentos asfálticos, possibilitando uma redução do passivo ambiental gerado por este resíduo e diminuição no consumo de agregados convencionais utilizados em misturas alfálticas. Elaborou-se ainda um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis contendo quatro tipos de revestimentos asfálticos alternativos, com o intuito de motivar a utilização do rejeito de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero na construção de pavimentos rodoviários.Item Estudo laboratorial do desempenho mecânico de misturas asfálticas com resíduos industriais de minério de ferro.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, GilbertoA geração de grandes volumes de resíduos sólidos provenientes das mineradoras e das usinas siderúrgicas tem sido fonte de preocupação em todo o Brasil, principalmente na região do chamado Quadrilátero Ferrífero, em função de questões ambientais, econômicas e até sociais. O presente trabalho teve como finalidade contribuir para uma melhor compreensão do comportamento mecânico de misturas betuminosas convencionais e modificadas e verificar a viabilidade técnica do uso de rejeito de minério de ferro e escória de aciaria em pavimentos rodoviários. O projeto de pesquisa analisou laboratorialmente aspectos físicos e de comportamento mecânico de agregados convencionais e alternativos para uso em revestimento asfáltico. As misturas betuminosas do tipo CBUQ foram dosadas segundo a metodologia Marshall, sendo adotada a mesma granulometria, Faixa C do DNIT, com a utilização de brita graduada e escória de aciaria, em diferentes proporções, como agregados graúdos e miúdos e o rejeito de minério de ferro como material de enchimento alternativo (filer). A caracterização mecânica das misturas asfálticas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração estática por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), fadiga por compressão diametral a tensão controlada e deformação permanente por compressão axial (creep estático). Todas as misturas alternativas analisadas apresentaram desempenho mecânico satisfatório, comprovando a qualidade destes resíduos para uso em camadas de rolamento. Neste trabalho se constatou grande potencial de uso do rejeito de minério de ferro e da escória de aciaria como agregados alternativos para revestimentos asfálticos com ganhos de natureza ambiental quando comparados aos agregados pétreos.