EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Aplicação do sistema de avaliação de perigo “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) aos taludes da BR-356/rodovia dos Inconfidentes, MG.(2016) Silva, Leonardo Carvalho da; Lana, Milene Sabino; Alameda Hernández, Pedro Manuel; Gomes, Guilherme José Cunha; Lana, Milene SabinoTaludes rochosos são superfícies potencialmente instáveis e diante deste perigo, é necessário se conhecer locais onde rupturas em potencial possam causar danos aos usuários de rodovias e sua infraestrutura. Esse fator, somado a dificuldade de investigações e analises de centenas de quilômetros de rodovias, fez com que países desenvolvidos trabalhassem em sistemas de classificação de taludes que pudessem ser obtidos através de investigações de campo e cálculos simplificados. Essas classificações buscam identificar e classificar locais de perigo, que demandem intervenções urgentes ou estudos detalhados futuros, possibilitando às agências ou departamentos de estradas uma ação direcionada às intervenções nestes locais. Esta pesquisa tem por objetivo a aplicação do sistema de avaliação de perigo em taludes rochosos “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) ao longo da BR-356 / Rodovia dos Inconfidentes, nos trechos entre os municípios de Ouro Preto, MG e Itabirito, MG. Ao todo, oito taludes foram analisados e cada um deles recebeu uma determinada pontuação quanto aos aspectos geométricos do segmento rodoviário e características geológico-geotécnicas do maciço. Essa pontuação, chamada de fator de queda de blocos (FQB), corresponde ao somatório de oito parâmetros analisados, que são eles: altura do talude, efetividade da área de captação, risco médio ao veículo, distância de visibilidade, largura da pista, características geológicas, tamanho do bloco e condições climáticas. Com a aplicação do sistema, foi possível adequá-lo a realidade dos taludes encontrados nas rodovias mineiras, bem como propor medidas prioritárias mitigadoras de situações críticas em cada trecho, além de um plano de atuação prioritária com base nos valores obtidos pelo sistema de avaliação de taludes.