EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Usina autossustentável de incineração de lixo dispensável pela reciclagem : estudo de viabilidade para a cidade de Belo Horizonte.
    (2020) Souza, Bruna Araújo; Fernandes, Walliston dos Santos; Silva, Larissa Camilo de Souza Lima e; Santos, José Ronaldo Tavares; Barbosa, Gustavo Vinícius Duarte; Fonseca, Inara Kellen; Santos, Natália Tavares; Coimbra, Gustavo Rodrigues
    Esta pesquisa aborda um estudo preliminar propondo a utilização de um incinerador de lixo urbano como peça fundamental no processo de redução desses dejetos, ou seja, resíduos contaminados que teriam como destino aterros ou lixões, visto que toneladas de lixo se acumulam nesses locais e com o passar do tempo e aumento da população o problema se torna mais grave. A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte trabalha com ações capazes de aumentar a quantidade de materiais que podem ser reaproveitados e transformados em outros produtos, sendo necessário apenas expandir as ações que existem. A proposta deste artigo é utilizar tecnologias já existentes e aprimorá-las, criando mecanismos que unam sociedade, sustentabilidade, ciência, trabalho e inovação em um só âmbito. Todavia, o processo começa nas residências com a separação correta do lixo, sendo que após a coleta seletiva a matéria-prima segue para os galpões onde cada classe receberá o tratamento adequado para transformação em novos produtos.O projeto propõe geração ininterrupta de energia através do uso de resíduos da reciclagem e uso de materiais. Além disso, é realizada uma pesquisa de opinião geral, que aborda questões sobre o processo a ser aplicado.
  • Item
    Avaliação do desempenho estrutural da tesoura de caibro-armado e solução estrutural em aço para telhados coloniais.
    (2013) Silva, Larissa Camilo de Souza Lima e; Araújo, Ernani Carlos de
    A arquitetura colonial brasileira é singular devido às diferentes influências europeias em sua concepção. Cidades como Ouro Preto e Diamantina, ambas em Minas Gerais, são referencias mundiais da arquitetura de colônia, onde, apesar da primitiva arquitetura realizada, conseguiram, através de seus mestres de obras, edificar exímios monumentos da humanidade. As obras de conservação e restauro nas últimas décadas no Brasil tiveram um grande impulso, advindas da necessidade de preservação da nossa cultura e das diretrizes internacionais apresentadas através das cartas patrimoniais. Neste contexto este trabalho realiza um estudo numérico, através do software FTOOL (2012), da tesoura de caibro-armado, sistema construtivo bastante difundido entre os séculos XVII e XIX nas cidades históricas brasileiras. Foram realizadas vistorias em algumas edificações do centro histórico de Ouro Preto, com o apoio do PROGRAMA MONUMENTA/IPHAN, para maior conhecimento construtivo desta treliça. Como embasamento técnico e normativo seguiu-se a norma técnica brasileira NBR 7190:1997 para cálculo das ações atuantes nas estruturas de madeira. Os resultados mostraram que a resultante das forças na treliça em madeira é a principal fonte de patologia do sistema estrutural, indo de antemão ao que se acreditava que era o empuxo lateral que causava os deslocamentos e rotações nas paredes. Portanto foi sugerida a inserção da treliça de caibro-armado em aço, que para os cálculos das ações seguiu-se as diretrizes da norma brasileira NBR 8800:2008 para estruturas em aço, respeitando a arquitetura e espaços propostos pelo caibro-armado acrescidos dos benefícios do uso deste material.