EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Nickel ore grinding energy determination.
    (2014) Imbelloni, Alaine Moreira; Silva, José Pedro da; Pereira, Carlos Alberto
    Esse estudo descreve a aplicação de um método empírico para estimar, em laboratório, o consumo de energia de moagem primária do minério niquel com uma textura mineralogica específica. Esse método desenvolvido por Donda foi usado, anteriormente, em minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais, Brasil), com a mesma finalidade. Através do teste de moagem, realizado com condições padronizadas e baseado no grau de liberação e na percentagem retida em 0,074 mm, é possível obter o consumo de energia de moagem. Os resultados significam uma validação do método com uma boa aproximação entre valores industriais e laboratoriais. Na prática, o consumo de energia é 26,6 kWh/t e, através do método de Donda e usando o grau de liberação como parâmetro, a energia encontrada foi de 26,8 kWh/t.
  • Item
    Aplicação de extensor de cadeia e emulsificante na flotação de minério de ferro.
    (2013) Silva, José Pedro da; Imbelloni, Alaine Moreira; Pereira, Carlos Alberto
    Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da flotação reversa de minério de ferro, usando coletor (amina), na presença e na ausência de extensor de cadeia (óleo diesel) e emulsificante (lauril sulfato de sódio). Foram realizados seis ensaios de flotação com duplicata. Os ensaios utilizando amina, óleo diesel e lauril sulfato de sódio são os que mostram um melhor resultando, apresentando recuperação metálica de 91,82% e sílica no concentrado igual a 1,68%. Assim, comprova-se que o uso do extensor de cadeia e emulsificante, em conjunto com a amina, evidencia um melhor resultado na flotação, em termos de recuperação metálica e seletividade, comparativamente ao uso de apenas amina, ou amina com óleo diesel.
  • Item
    Caracterização dos hidrociclones utilizados nas etapas de classificação dos concentradores I e II da Samarco Mineração.
    (2014) Silva, José Pedro da; Pereira, Carlos Alberto
    O hidrociclone é um equipamento amplamente utilizado em indústrias minero-metalúrgicas na classificação mineral. A exigência de um maior conhecimento da eficiência tecnológica da classificação por ciclones e a escassez de pesquisas sobre o assunto, impulsionaram a realização desse trabalho que investigou, avaliou e caracterizou a operação unitária de classificação utilizando os hidrociclones das diversas etapas do processo de concentração do minério de ferro itabirítico da Samarco Mineração S/A. Essas etapas visam a produção de um pellet feed dentro das especificações granulométrica e químicas exigidas pelos processos subsequentes, quais sejam, transporte via mineroduto, filtragem e pelotização. Para tal foram coletadas amostras nos pontos de alimentação, underflow e overflow dos ciclones primário, raspador, limpador, deslamador e secundário dos Concentradores I e II da Samarco. Utilizando a granulometria e as porcentagens de sólidos como dados de entrada, os resultados foram obtidos a partir do modelo de Lynch & Wills para a calibração da curva de partição, o qual se mostrou um bom ajuste. Os parâmetros avaliados foram: o by-pass (BP), o fator de eficiência (I), a relação , o parâmetro de alfa de Lynch & Rao (α) e o parâmetro de Plitt (m). De uma forma generalizada os hidrociclones GMAX mostraram um melhor desempenho, tendo em vista um by-pass menor e melhor eficiência. Hidrociclones de mesmo diâmetro e diferentes fabricandtes, operando em situações semelhantes obtiveram os mesmos valores de α.