EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Efeito da estrutura da matriz na adsorção de ciano-complexos metálicos em resians de poliestireno.
    (2004) Riani, Josiane Costa; Carlos, Versiane Albis Leão; Silva, Carlos Antônio da
    O objetivo desse trabalho é a utilização de resinas de troca-iônica, base forte, na adsorção de cianocomplexos metálicos, visando a sua reciclagem. São utilizadas soluções sintéticas que simulam diferentes efluentes da lixiviação do minério de ouro, contendo concentrações de ferro, de zinco e de cobre, variando entre 50 e 500mg/l. São realizados ensaios de adsorção, em batelada, utilizando dois tipos de resinas comerciais: Ionac SR-7 (matriz de poliestireno, tripropilamônio quaternário como grupo de troca) e Dowex 1X8 (matriz de poliestireno, trimetilamônio quaternário como grupo de troca). Em ambas resinas houve uma adsorção maior do cianocomplexo de zinco com relação aos outros cianocomplexos metálicos existentes em solução. A ordem do carregamento, nesse caso, foi Zn>Cu>Fe. A resina Dowex 1X8 apresentou um maior carregamento dos cianocomplexos de zinco e de cobre, quando comparados com os carregamentos da outra resina. As diferentes afinidades são discutidas em função das características físico-químicas dos complexos e das estruturas das resinas.
  • Item
    Comparação de soluções salinas na eluição de resinas poliméricas de diferentes matrizes carregadas com cianocomplexos de ouro e cobre.
    (2006) Oliveira, Adélia Moreira; Leão, Versiane Albis; Silva, Carlos Antônio da
    Resinas troca iônica base forte destacam-se como uma alternativa para reduzir o impacto do uso de CN- pela indústria do ouro. Embora a adsorção com resinas possa ser facilmente realizada, a eluição enfrenta alguns problemas, sendo a etapa-chave do processo. O objetivo desse trabalho é estudar o carregamento e a eluição das resinas Purolite A500® e Bayer AP247®, carregadas com cianocomplexo de ouro e cobre. As resinas foram carregadas em ensaios batelada a 25ºC e depois eluídas, em coluna, com soluções 1,0mol/L dos eluentes NaSCN e NaNO3. As soluções 1mol/L de íons nitrato de sódio não foram capazes de eluir o cianeto de ouro de resinas com matriz de poliestireno (Purolite A500®). Por outro lado, eluíram ambos os complexos da resina poliacrílica (Bayer AP247®). Tanto na resina Purolite A500®, quanto na resina Bayer AP247®, o eluente NaSCN aumenta a recuperação e a velocidade de eluição dos cianocomplexos metálicos, quando comparado com o eluente NaNO3.