EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Tratamento de efluentes em fotobiorreatores iluminados por diodos emissores de luz (LEDS) de baixa intensidade luminosa.
    (2017) Silva, Ludymyla Marcelle Lima; Santiago, Aníbal da Fonseca; Silva, Gabriela Marangon Zuccari da; Vassoler, Fábio; Braga, Michelle Cristina dos Reis
    A aplicação de LEDs em diferentes processos que utilizam luz possui importantes vantagens: baixo consumo energético e longa durabilidade.  Além disso, os LEDs são livres de substâncias tóxicas. Atualmente a luz artificial é usada no tratamento de efluentes em processos de desinfecção para remover patógenos e em processos oxidativos avançados para remover matéria orgânica (MO) recalcitrante. Entretanto, com a aplicação de LEDs, pode‐se utilizar a luz para a remoção de poluentes como nitrogênio (N), fósforo (P) e MO. Um exemplo do uso de LED para a remoção destes poluentes é a partir do crescimento de microalgas em fotobiorreatores, que além de tratar o efluente produz uma biomassa que pode gerar bioprodutos.   Esta pesquisa avaliou a eficiência de três configurações de fotobiorreatores iluminados por LEDs de baixa intensidade luminosa, operados em batelada, para tratar efluente doméstico. Todos os fotobiorreatores mostraram‐se eficientes para a remoção dos poluentes analisados. Chegou‐se a reduzir 71% de N; 60% de P; 91% de MO e 4 casas logarítmicas de Escherichia coli, indicadora de contaminação fecal. Os fotobiorreatores apresentaram valores de concentração biomassa superiores a 250 mg/L, indicando elevada produção de biomassa.