EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Reverse logistics system applied to the reuse of iron ore tailings.(2020) Araújo, Samantha Rodrigues de; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Mendes, Júlia Castro; Peixoto, Ricardo André FiorottiIron ore tailings (IOT) from tailings dams cause significant environmental, economic, and social impacts, which has motivated the search for reuse alternatives. In this scenario, the present work uses reverse logistics to size the resources required to reuse the IOT for road infrastructure. A reverse logistics system was modelled to transport the IOT from the tailings dam to a processing plant and then to the construction site of a road. Resource capacity constraints and operational limitations were considered, and the economic feasibility of the system was analysed. Two scenarios for tailings transportation on the dam/plant route were simulated aiming at a cost less than R$ 25 (US$ 6.13) per tonne: (1) trucks; and (2) conveyor belts. The economic feasibility of both scenarios was proven, with scenario 1 presenting the most promising results – a transport distance of 290km within the established price limit. This methodology can thus be applied to encourage the large-scale reuse of IOT.Item Comparação entre o modelo de rede de filas e o modelo de simulação computacional para análise de capacidade de malhas ferroviárias em trechos singelos.(2009) Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Pompermayer, Fabiano Mezadre; Souza, Maurício Cardoso deO presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a simulação computacional utilizadas para estimar medidas de desempenho, por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para determinar a capacidade de malha ferroviária, dado um nível de serviço, e também mostrar as especificidades de cada um dos métodos. Para as referidas análises foi modelado um trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Esses modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. São apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro-Atlântico, bem como uma comparação entre os dois métodos.