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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Study of non-conventional fuels for explosives mixes.
    (2014) Resende, Salatiel Assis; Silva, Valdir Costa e; Lima, Hernani Mota de
    A utilização do ANFO (ammonium nitrate fuel oil) implica um reduzido custo de desmonte. Tais custos podem ser mais baixos ao se substituir o óleo diesel por combustíveis alternativos como biomassa (biodiesel, palha de arroz, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar) e resíduo de pneu. Esse artigo investiga o emprego de novos combustíveis, em substituição ao óleo diesel presente no ANFO via medição da velocidade de detonação e verificação do efeito desses combustíveis na mistura explosiva. Com exceção do biodiesel, todos os ensaios provenientes da mistura entre o nitrato de amônio e os combustíveis alternativos apresentaram desempenho insatisfatório comparado ao ANFO. Os percentuais obtidos de velocidade de detonação das misturas em relação à do ANFO foram de 55,4% (NA + Casca de arroz), 64,9% (NA + Sabugo de milho), 70,1% (NA + bagaço de cana), 74,4% (NA + resíduo de pneu) e 93,7% (NA + Biodiesel). Ainda, a metodologia adotada pode ser aplicada como referência para determinação e elaboração de misturas explosivas (agentes oxidantes e combustíveis), uma vez que, nos ensaios realizados, ocorreu a detonação das cargas.
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    Desenvolvimento de explosivos utilizando combustíveis não-convencionais.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Resende, Salatiel Assis; Silva, Valdir Costa e
    A utilização do ANFO (amonium nitrate fuel oil) implica num reduzido custo de desmonte. Entretanto, tais custos podem ser ainda mais baixos ao se substituir o óleo diesel por combustíveis alternativos como biomassa (biodiesel, palha de arroz, sabugo de milho, bagaço de cana-de-açúcar) e resíduo de pneu. Este artigo investiga o emprego de novos combustíveis, em substituição ao óleo diesel presente na mistura entre o nitrato de amônio e óleo diesel (ANFO) através da medição da velocidade de detonação e, verificar a importância desses combustíveis na mistura explosiva. Com exceção do biodiesel, todos os ensaios provenientes da mistura entre o nitrato de amônio e os combustíveis alternativos apresentaram desempenho insuficiente quando comparado com o resultado do ANFO. Em termos percentuais em relação à velocidade de detonação do ANFO, as misturas apresentaram os seguintes valores: NA + Casca de arroz, 55,4%; NA + Sabugo de milho, 64,9%; NA + bagaço de cana, 70,1%; NA + resíduo de pneu, 74,4% e NA + Biodiesel, 93,7%. Entretanto, este estudo, sugere que a metodologia desenvolvida neste trabalho pode ser aplicada como referência para determinação e elaboração de misturas explosivas entre agentes oxidantes e combustíveis, uma vez que na totalidade dos ensaios realizados ocorreu a detonação das cargas.