EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Use of the DCP test for compaction control of staged dikes in mining tailings dams.(2013) Resende, Lincoln Ribeiro Maia de; Oliveira Filho, Waldyr Lopes de; Nogueira, Christianne de LyraEsse artigo descreve a utilização de um método alternativo de controle de qualidade na compactação de aterros em barragens de rejeitos de mineração. O procedimento faz uso de um penetrômetro, conhecido pela sigla DCP (Dynamic Cone Penetrometer), de maior emprego na construção de estradas (avaliação da qualidade de camadas de pavimento). Com esse aparelho, pode ser feita a medição de resistência das camadas superficiais de solos naturais ou compactados, incluindo os rejeitos arenosos de mineração, de forma rápida e eficaz. O instrumento foi utilizado com sucesso no acompanhamento do alteamento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, Estado de Minas Gerais, e os resultados mostraram uma efetiva densificação das camadas compactadas, porém de forma irregular no que tange à distribuição espacial no corpo da barragem. Além disso, o controle da compactação também foi feito com método tradicional do cilindro biselado, permitindo a comparação das duas técnicas.Item Capacidade de suporte de praias de rejeitos granulares de mineração e construção de aterros compactados.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Resende, Lincoln Ribeiro Maia de; Oliveira Filho, Waldyr Lopes deEste trabalho apresenta um estudo sobre a capacidade de suporte de praias de rejeitos de mineração, investigando fatores de maior influência como aqueles representados pelo nível freático (Nível d’água) e pela sucção, quando presente. Para a avaliação da capacidade de suporte introduz-se o aparelho DCP (Dynamic Cone Penetrometer), um instrumento da classe dos penetrômetros portáteis, muito utilizado em trabalhos de estradas rodoviárias em diversos países, inclusive no Brasil. A construção de um aterro de alteamento de uma barragem de rejeitos de mineração de ferro foi a oportunidade que se apresentou para que a pesquisa pudesse ter a parte experimental em condições reais. Neste caso além do interesse com a fundação do dique de alteamento (método de montante), aproveitou-se também para conhecer a técnica construtiva e principalmente usar o DCP também para o controle de qualidade da compactação das camadas. Para a realização desses objetivos, houve um trabalho extenso de caracterização do rejeito das praias com ensaios de laboratório geotécnico e mineralógico. Além disso, houve a necessidade de uma campanha de ensaios DCP no laboratório para obtenção de correlação que pudesse ajudar no controle de campo da compactação. Os resultados da pesquisa indicaram que a prática atual utilizada na indústria produz uma estrutura satisfatória e que isso poderia ficar mais bem evidenciado e mais facilmente controlado com o uso da tecnologia apresentada.