EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item O ensino não-formal como prática da extensão universitária em centro cultural.(2022) Oliveira, Tamires R.; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Tavares, R. F.Item A importância do ensino lúdico para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade.(2022) Assis, Elenclis Lucinda de Paula; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogeira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Amaral, Rener Rodrigues doO presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos frequentaram o centro cultural do bairro Piedade com o intuito de desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com atividades de reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por mei o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motora, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.Item Development of a low-cost instrumentation system applied to an electrolytic cell.(2020) Reis, Gemírson de Paula dos; Matos, Saulo Neves; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Leal, Elisângela Martins; Figueiredo, Robson LageHumanity’s growing long-term energy demand will be the opportunity for new energy generation sources. In this scenario, the use of hydrogen as an energy source has become an interesting alternative to energy production, as the use of fossil fuels can lead to harmful consequences, such as the emission of greenhouse gases. This paper presents the development of a low-cost instrumentation system for monitoring the temperature, current, voltage, and gas flow rate of a dry electrolytic cell. Through the electrolysis process, the cell generates a hydrogen-rich gas which is used as an additive in an internal combustion engine to reduce pollutant gas emissions and primary fuel consumption. The measured variables are presented as a function of the time to analyze the behavior of the electrolyzer. The main advance reported in this work is related to the use of a low-cost sensor for a hydrogen-rich gas flow measurement, in which calibration was performed indirectly using a rotameter as a reference. The calibration curve adjusted to the experimental data by linear regression presented a coefficient of determination of 0.9957. Thus, the use of the low-cost sensor is a feasible alternative for measuring the electrolysis gas generated by the cell.Item Desenvolvimento de um sistema de controle para a injeção de gás de eletrólise em um motogerador a diesel utilizado na mineração.(2019) Reis, Gemírson de Paula dos; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Fernandes, Eunírio Zanetti; Leal, Elisângela Martins; Rêgo Segundo, Alan Kardek; Fernandes, Eunírio Zanetti; Bortolaia, Luis Antônio; Silva Junior, Sávio Augusto Lopes da; Pinto, Paulo RaimundoEste trabalho visa desenvolver um sistema de controle de injeção de hidrogênio na câmara de combustão de um motor a diesel, analisar teoricamente o processo de combustão e as emissões de gases poluentes. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo). O hidrogênio é produzido no processo de eletrólise da água e é direcionado para o duto de admissão do motor em produção descentralizada, ou seja, sem que haja o armazenamento do gás. O projeto experimental do sistema de controle consiste em desenvolver um controlador Proporcional-Integral (PI) para a vazão volumétrica de gás de eletrólise em função da corrente elétrica aplicada ao sistema. A análise teórica das emissões do motor e do processo de combustão foi realizada por meio dos softwares NASA CEA e Lotus Engine, respectivamente. Na análise teórica com o software NASA CEA, as emissões de dois combustíveis (Jet-A e óleo diesel) misturados com hidrogênio são comparadas. Já na análise com o software Lotus Engine, o rendimento do motor foi simulado utilizando-se o combustível óleo diesel. Os resultados experimentais mostram que é possível utilizar o sensor de vazão de ar F1012, que possui baixo custo, para medição do gás de eletrólise e para o desenvolvimento de um controlador PI. Os resultados teóricos do NASA CEA indicam que o gás de eletrólise pode ser adicionado na mistura com os combustíveis Jet-A e óleo diesel a fim de promover x menores emissões de CO e CO2 no motor. Na parametrização com o Lotus Engine, tem-se melhor rendimento do motor com alteração de 10º no ângulo de fechamento de válvula de admissão.Item Analysis of the energy efficiency of diesel oil consumption in the Brazilian Iron Ore Mining Company.(2018) Fernandes, Eunírio Zanetti; Leal, Elisângela Martins; Figueiredo, Robson Lage; Reis, Gemírson de Paula dosThis paper aims to evaluate the diesel oil consumption between 2008 and 2015 in the production of iron ore in Brazil, creating correlations between energy intensity (production), economy and checking the impact of fuel prices on the commodity. During the analyzed period, the years 2008-2009 indicated economic crises, which interfered in the price and the commercialization of iron ore products. The physical intensity was 0.2% higher than the economic intensity. In the period from 2010 to 2014, economic activity remained more stable, with a decreasing trend, mainly due to the increase of iron ore prices. The physical intensity is much higher than the economic intensity influenced by the expansion of the Chinese economy. The year of 2014 indicated the end of the high iron ore price cycle and the beginning of supply and demand stabilization with consequent reduction in prices. In 2015, the market entered the stabilization phase, with a continuous reduction in unit production costs and transportation logistics. There was an abrupt change due to the strong increase of the economic intensity due to the fall of the international prices of iron ore. The diesel oil consumption plays a vital role in the scenario of cost reduction in iron ore production and a deeper analysis must be done in order to discover some options to change the energy matrix.