EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    O ensino não-formal como prática da extensão universitária em centro cultural.
    (2022) Oliveira, Tamires R.; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Tavares, R. F.
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    Centro cultural de Saramenha : integrando a universidade à comunidade de Ouro Preto.
    (2022) Pereira, Carlos Alberto; Matos, José Matheus Vieira; Dias, Anays Cristina Guimarães; Nogueira, Francielle Câmara
    O Centro Cultura de Saramenha é fruto de uma ação conjunta entre a prefeitura municipal de Ouro Preto, a UFOP - Departamento de Engenharia de Minas e os moradores do bairro Saramenha. O Centro conta com uma biblioteca comunitária, cadastrada na Fundação Biblioteca Nacional e possui um acervo de aproximadamente 4000 livros, atualizados à disposição da comunidade, um salão de festas, uma cozinha e uma quadra de grama sintética. O espaço permite a participação da comunidade em diversas atividades culturais, desenvolvidas por voluntários e graduandos da UFOP, que visam combater a exclusão informacional e proporciona um local de convivência, ação popular, produção e disseminação de cultura e conhecimento para os moradores do bairro e de seu entorno. Tais atividades, como o estímulo à leitura, auxílio no dever de casa e pesquisa, oficinas diversas, aulas de dança, brincadeiras lúdicas, rodas de conversa, empréstimos de livros, jogos, reforço escolar e aulas de idiomas atraem a atenção da comunidade e transformam o local em uma ferramenta de apoio didático pedagógico e de difusão cultural para as crianças, jovens e adultos. Desta forma o Centro Cultural cumpre o seu papel como espaço de convívio social e amplifica as margens de aprendizado de todos os envolvidos. Aos moradores, dando-lhes oportunidades antes não oferecidas e aos graduandos uma rica oportunidade de crescimento humano e profissional.
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    A sociedade como stakeholder das mineradoras.
    (2022) Pereira, Carlos Alberto; Chaves, Hugo Drumond; Francisco, Luana Christina
    O propósito deste artigo é debater como a sociedade é importante para a mineração e como as mineradoras têm agido para reverter seus aspectos nocivos e gerar valor. Assim, mostrar que a mineração deixou de agir causando elevada degradação do meio ambiente e busca, cada vez mais, um desenvolvimento sustentável, tanto no quesito ambiental, quanto no social e econômico. Para que haja a melhoria é fundamental entender como funciona o processo licitatório, os problemas causados ao longo do tempo e o modo como são propostas as melhorias. Dentro desse contexto, o artigo põe em questão os diversos conflitos, projetos compensatórios e seus resultados, destacando a posição da sociedade como stakeholder. A partir disso, é possível compreender a atuação das mineradoras e sua importância para que as comunidades se desenvolvam e consigam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
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    Orientação acadêmica e a pandemia da Covid-19.
    (2022) Pereira, Carlos Alberto; Ferreira, André Martins; Souza, Bruna Fernandes de; Ribeiro, Tais Maria Souza; Soares, Vinicius Guimarães
    O presente artigo apresenta as adaptações feitas pela Orientação Acadêmica do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais (OAEM UFOP-MG), ao longo do ano de 2020, para a garantia do desenvolvimento do projeto em tempos de pandemia da Covid--19. Tendo a missão de possibilitar a inserção dos alunos no ambiente acadêmico, na cidade de Ouro Preto e, principalmente, reduzir o índice de evasão, o projeto ocorreu de forma remota explorando as diversas possibilidades colocadas pela web. Conteúdos em vídeo, palestras online sobre o curso e assuntos correlatos à área da Engenharia de Minas, quizzes e dinâmicas estiveram entre as atividades desenvolvidas com 30 novos alunos do curso. O feedback positivo dos orientandos e o despertar de departamentos dentro da UFOP e de outras instituições para a relevância de um grupo de apoio voltado para novos discentes foram alguns dos resultados alcançados. A despeito da inviabilidade dos encontros presenciais, em observância às medidas de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto expandiu sua atuação e contribuiu, como tem sido de praxe, para a permanência dos alunos no curso. Dados divulgados pela UFOP indicam que a taxa de evasão do curso registrou queda em 2020 na comparação com 2019, ano de atividade presenciais regulares. Com isso, verifica-se a relevância do projeto para o fortalecimento e a missão primeira da universidade: formar profissionais e cidadãos.
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    Avaliação do perfil dos egressos do programa de pós-graduação em engenharia mineral da Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2022) Pereira, Carlos Alberto; Nogueira, Francielle Câmara; Santos, Tatiana Barreto dos; Totti, Emilcy das Graças Guimarães
    Essa pesquisa apresenta uma análise do perfil dos egressos do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEM/UFOP). Para tal, foi realizada uma pesquisa que consistiu no envio de um questionário online para os egressos do PPGEM/UFOP. O questionário foi respondido por 79 egressos do programa. Os resultados indicam que, em sua maioria, os egressos que cursaram o curso de pós-graduação em engenharia mineral obtiveram o título de mestre, moram no estado de Minas Gerais, estudaram em instituição de ensino público durante o ensino médio, realizaram graduação na UFOP e foram bolsistas. Com relação a suas atividades atuais, os egressos são, em sua maioria, servidores públicos e atuam como docentes em instituições públicas de ensino. Além disso, os mesmos consideram que a formação recebida no PPGEM foi excelente e que o aprendizado influenciou positivamente em suas práticas profissionais.
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    A importância do ensino lúdico para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade.
    (2022) Assis, Elenclis Lucinda de Paula; Reis, Gemírson de Paula dos; Nogeira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto; Amaral, Rener Rodrigues do
    O presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos frequentaram o centro cultural do bairro Piedade com o intuito de desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com atividades de reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por mei o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motora, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia.
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    Biblioteca comunitária Santo Antônio do Salto : um instrumento de democratização do conhecimento e valorização da cultura.
    (2021) Souza, Crislaine Aparecida André de; Souza, Cristileine Aparecida André de; Totti, Emilcy das Graças Guimarães; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto
    Os centros culturais comunitários surgiram com a necessidade de amenizar as desigualdades sociais. Neste contexto, visando apoiar o desenvolvimento educacional de bairros periféricos de Ouro Preto e região, em 2001, o Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) - UFOP desenvolveu o projeto "Oficina de Ciência e Cidadania" que introduziu bibliotecas comunitárias em Ouro Preto. Atualmente, o departamento expandiu este projeto para o distrito de Santo Antônio do Salto através da criação do "Ponto de Leitura e Cidadania: Biblioteca Comunitária Santo Antônio do Salto", quem tem como principais objetivos trabalhar com a comunidade e garantir acesso a elementos básicos, como leitura, ciência e acesso ao livro. A biblioteca visa: i) a participação e opinião dos moradores através de um questionário virtual Google sobre as atividades a serem realizadas; ii) a implantação da biblioteca no espaço "Clube de Mães"; iii) a criação de políticas para arrecadação dos livros; iv) a adesão de um sistema computacional para registros e controle do acervo; v) a criação de redes sociais e site (https://santo-antonio-do-salto.webnode.com). Os 98 moradores que participaram do questionário virtual reconheceram a necessidade de criar um espaço destinado à aprendizagem e lazer. Atividades como vídeos curtos sobre prevenção ao covid-19, e um tutorial de como fazer uma pipa - ambos elaboradas pelos moradores - foram realizadas remotamente através do site e de redes sociais. A realização do projeto possibilita o estreitamento e a troca de saberes entre universidade e sociedade, enfatizando o dever social da instituição para com a diminuição das desigualdades pedagógicas de crianças e jovens.
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    Mineração e sociedade : a influência do curso de mineração do IFMG- OP na vida de seus ex-alunos.
    (2021) Gonçalves, Paulo César; Totti, Emilcy das Graças Guimarães; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto
    O ensino da mineração no Brasil se inicia em 1876 com a criação da Escola de Minas de Ouro Preto por Claude-Henri Gorceix. Desde então, várias escolas de nível superior, e mais tarde, de nível técnico foram criadas em diversas regiões do país ao longo dos anos. Somente em 1944, após reforma do sistema educacional, que foi criado o curso técnico de Metalurgia e Mineração em Ouro Preto, funcionando inicialmente no prédio da Escola de Minas até 1964. A partir de 1965, a escola já na nova sede é renomeada para Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP). Atualmente a antiga ETFOP é um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Este trabalho tem por objetivo apresentar o perfil dos ex-alunos do curso técnico em Mineração do IFMG - Campus Ouro Preto de diferentes épocas, a partir de pesquisa on-line realizada com 85 egressos, fazendo um paralelo entre os desafios atuais da área e as propostas acadêmicas do Instituto Federal. Mesmo com as várias mudanças desde a sua criação, o curso se mantém com uma boa inserção no mercado e a qualidade do ensino ainda é base para um bom desempenho dos ex-alunos nas universidades.
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    Reflexos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) aliado a transtornos psicológicos em estudantes universitários.
    (2021) Brito, Gabriela de Oliveira; Silva, Gustavo Henrique Costa; Diniz, Maria Eduarda Vilela; Vitor, Pedro Corcetti; Pereira, Carlos Alberto
    A pandemia do novo Coronavírus afetou várias áreas da sociedade devido ao modo e à velocidade com que chegou. A classe de estudantes brasileiros tem sido prejudicada pela situação atual mesmo com as medidas que vêm sendo tomadas para amenizar a impossibilidade de aulas presenciais em escolas e universidades. A repentina mudança de comportamento, exigida pelos órgãos responsáveis pela saúde, e do cotidiano dos alunos levou ao surgimento de problemas relacionados à sua saúde mental. Este documento vem com o objetivo de expor tais problemas que têm sido enfrentados. A ansiedade e a depressão são as duas doenças apontadas, haja vista que há um aumento no surgimento de casos desde o início da pandemia. Foi realizada uma pesquisa com estudantes universitários para descobrir como eles estão lidando com os efeitos psicológicos da pandemia e como eles consideram seu estado emocional atual.
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    A extensão universitária como agente transformadora da sociedade : estudo de caso da Biblioteca Comunitária do bairro Saramenha de Cima - Ouro Preto/MG.
    (2021) Figueiredo, Thiago Duarte; Alves, Caio Cesar Gonzaga; Souza, Crislaine; Rodrigues, Guilherme Henrique Gualandi; Pereira, Carlos Alberto
    As bibliotecas comunitárias são ambientes sociais criados pela própria comunidade para promover acesso à informação e lazer à população local. Esses ambientes se tornam importantes pontos de apoio, reduzindo desigualdades sociais e garantindo o desenvolvimento pedagógico e cultural. Nesse contexto, no ano de 2005, foi criada a Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima, no bairro de mesmo nome na cidade de Ouro Preto-MG, numa parceria entre grupos locais e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A biblioteca promove atividades de estímulo à leitura, oficinas, reforço escolar e empréstimos de livros, com participação de alunos de extensão universitária dos cursos de graduação da UFOP nas atividades do projeto. Esse artigo avalia o impacto da Biblioteca Comunitária de Saramenha de Cima na melhoria da educação e qualidade de vida da população local, por meio de levantamento de dados de desempenho escolar das crianças participantes, análises dos principais pontos de transformação do projeto na comunidade e no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos extensionistas. O estudo destacou como o projeto trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento à população local, se tornando ponto de lazer, cultura e, principalmente, desenvolvimento educacional, com a escola do bairro obtendo crescente rendimento acadêmico com apoio da biblioteca, obtendo resultados superiores as médias municipal, estadual e nacional. Além disso, o projeto promove a aproximação entre a comunidade e a universidade, garantindo também um amadurecimento pessoal importantíssimo aos extensionistas participantes, preparando os no âmbito acadêmico, com apresentação de trabalhos relacionados e tornando-os mais humanos e melhor preparados para o futuro.