EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Biblioteca comunitária Santo Antônio do Salto : um instrumento de democratização do conhecimento e valorização da cultura.
    (2021) Souza, Crislaine Aparecida André de; Souza, Cristileine Aparecida André de; Totti, Emilcy das Graças Guimarães; Nogueira, Francielle Câmara; Pereira, Carlos Alberto
    Os centros culturais comunitários surgiram com a necessidade de amenizar as desigualdades sociais. Neste contexto, visando apoiar o desenvolvimento educacional de bairros periféricos de Ouro Preto e região, em 2001, o Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) - UFOP desenvolveu o projeto "Oficina de Ciência e Cidadania" que introduziu bibliotecas comunitárias em Ouro Preto. Atualmente, o departamento expandiu este projeto para o distrito de Santo Antônio do Salto através da criação do "Ponto de Leitura e Cidadania: Biblioteca Comunitária Santo Antônio do Salto", quem tem como principais objetivos trabalhar com a comunidade e garantir acesso a elementos básicos, como leitura, ciência e acesso ao livro. A biblioteca visa: i) a participação e opinião dos moradores através de um questionário virtual Google sobre as atividades a serem realizadas; ii) a implantação da biblioteca no espaço "Clube de Mães"; iii) a criação de políticas para arrecadação dos livros; iv) a adesão de um sistema computacional para registros e controle do acervo; v) a criação de redes sociais e site (https://santo-antonio-do-salto.webnode.com). Os 98 moradores que participaram do questionário virtual reconheceram a necessidade de criar um espaço destinado à aprendizagem e lazer. Atividades como vídeos curtos sobre prevenção ao covid-19, e um tutorial de como fazer uma pipa - ambos elaboradas pelos moradores - foram realizadas remotamente através do site e de redes sociais. A realização do projeto possibilita o estreitamento e a troca de saberes entre universidade e sociedade, enfatizando o dever social da instituição para com a diminuição das desigualdades pedagógicas de crianças e jovens.