EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estratégias de flexibilidade na construção pré-fabricada.
    (2018) Oliveira, Geórgia de Souza; Vale, Clécio Magalhães do
    A arquitetura pré-fabricada costuma ser relacionada à repetição massiva e à inflexibilidade construtiva. Em oposição a essas associações, faz-se aqui uma discussão de seus fundamentos e conceitos, analisam-se os aspectos culturais e tecnológicos de alguns países expoentes da pré-fabricação habitacional e se apresenta uma de suas empresas e seu modelo de produção. É discutida a flexibilidade na habitação e aborda-se, também, a metodologia Open Building, - uma das estratégias correntes para customizar os edifícios - que, aliada às estratégias de pré-fabricação, podem incrementar a customização da moradia.
  • Item
    Light steel frame : potencial do sistema construtivo para customização de habitações pré-fabricadas.
    (2018) Oliveira, Geórgia de Souza; Vale, Clécio Magalhães do; Paula, Geraldo Donizetti de; Arcipreste, Cláudia Maria; Lamounier, Rosamônica da Fonseca; Paula, Geraldo Donizetti de; Vale, Clécio Magalhães do
    Nesta dissertação investiga-se o sistema construtivo industrializado em Light Steel Frame e seu potencial para customização de habitações pré-fabricadas, explorando as soluções desta tecnologia construtiva em projetos flexíveis, que permitam ampliações. Neste cenário, o arquiteto tem papel fundamental por ser peça chave na integração de uma equipe multidisciplinar, indispensável em projetos dessa natureza. Discute-se o processo de projeto, o modo de produção e estratégias para prática no mercado da pré-fabricação na construção civil. Metodologicamente, foi feita uma revisão bibliográfica sobre os tópicos relacionados ao tema (pré-fabricação, coordenação modular, a construção civil no Brasil, o sistema construtivo Light Steel Frame, dentre outros) e pesquisa exploratória a partir de estudo de casos de edificações pré-fabricadas e práticas inovadoras de pré-fabricação. Por fim, um estudo prático, desenvolvido a partir da coleta, análise de dados e elaboração de projeto em sistema pré-fabricado em parceria com uma empresa produtora de componentes do sistema Light Steel Frame. Os resultados apontam que o processo de projeto para construção pré-fabricada apresenta peculiaridades, sendo fundamental a aplicação dos conceitos de projeto simultâneo e engenharia simultânea, o que permite que de fato as potencialidades da construção em aço sejam alcançadas. Nesta investigação do sistema Light Steel Frame, pode-se concluir que ele favorece a customização, especialmente no caso da construção modular. O sistema oferece agilidade na execução da obra, porém, mediante a pesquisa desenvolvida e análise do estudo prático, observou-se que o Light Steel Frame não é a melhor alternativa para a construção de habitações customizáveis de forma autônoma pelo próprio usuário, uma vez que, por se tratar de uma construção industrializada que demanda suporte técnico especializado, não favorece a autoconstrução. A elaboração de um projeto que preveja expansões ou modificações é essencial para ampliar a gama de possibilidades de customização para os usuários, ainda que haja a necessidade de intermediação de uma empresa contratada para execução da obra.