EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.Item Comunicação em tempos de crise e as armadilhas do oportunismo.(2021) Pompeo, Karin Brondino; Abdalla, Carla Caires; Morais, Isabela Carvalho de; Viotto, Marina HenriquesA crise instaurada pela Covid-19 trouxe desafios para a comunicação de marketing, cada vez mais centrada nas redes sociais, que permitem interação direta e instantânea com os consumidores. O presente artigo tem como objetivo identificar e discutir práticas de comunicação empresarial vistas como oportunistas pelos consumidores durante crises. Para isso, foram selecionadas e investigadas postagens feitas na rede social Instagram durante os meses de Maio e Junho de 2020. Com base na análise e codificação aberta de comentários dos consumidores em comunicações de marcas nessa rede social, foram mapeadas quatro práticas tidas como oportunistas – mudança de tom radical, alienação intencional, busca por redenção e falso altruísmo – e analisado o potencial de indignação do consumidor frente a essas práticas. Por fim, é proposta uma ferramenta de análise focada no posicionamento da marca, em três etapas, sendo elas: 1. identificar características centrais do posicionamento da marca; 2. conectar a comunicação em tempos de crise a essas características, mantendo a consistência do posicionamento; e 3. revisar a comunicação ante as quatro práticas oportunistas identificadas na análise de dados antes de sua implantação. Com isso, pretende- se propor procedimentos de análise e execução para que as marcas possam realizar uma comunicação adequada em momentos de crise.Item Gestão de micro e pequenas empresas na Engenharia de Produção : revisão sistemática de literatura.(2021) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia. Contudo, a criação de estratégias voltada ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem atributos nem sempre revelados nos cursos. O elemento central deste artigo é identificar quais vertentes existem na literatura quanto ao ensino-aprendizagem de GMPE nos cursos de graduação em Engenharia de Produção. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) resultou em 20 artigos publicados entre 2016-2021, obtidos na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Percebe-se na revisão que o tema foi tratado por intermédio das dimensões de especificidades de GMPE; estrutura curricular para formação do engenheiro de produção; e ensino- aprendizagem do empreendedorismo. Destaca-se a escassez de publicações que tratam das particularidades de criação de estratégias voltadas às Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Engenharia de Produção. Por ser um assunto atual e emergente, o estudo proposto pode contribuir para a compreensão do GMPE por meio de tais cursos e gerar revelações que nortearão pesquisas futuras.