EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.