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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    The barrier effect and pedestrian mobility/accessibility on urban highways : an analysis based on the Belo Horizonte/Minas Gerais/Brazil ring road.
    (2023) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, Carlos
    Historically, public policies in Brazil and many developing countries have prioritized individual motorized modes of transport. The urban space of Brazilian cities has been repeatedly remodeled, often to meet the demands of vehicle flow, to the detriment of spaces for pedestrian use. Part of the transport infrastructure, particularly the highways, are obstacles to the population’s mobility, constituting the barrier effect and expanding the physical separation of the communities that reside or transit between the adjacent neighborhoods. Based on the proposed mobility and accessibility indicators extracted from the Origin and Destination Survey databases, this article aims to analyze pedestrian mobility and access to cross the Celso Mello Azevedo Ring Road, located in Belo Horizonte/Brazil. The results indicate that, over the period analyzed, the flows of foot crossings were significantly reduced, even in areas where population growth was recorded. The evidence also shows the prevalence of crossings by motorized modes, whose mobility and access are characterized by a tangible inequality in spatial distribution, linked to the occupation pattern of the surroundings, one consequence of which is the expressive volume of accidents involving pedestrians on the highway.
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    Caminhabilidade no centro urbano histórico de São João Del-Rei, MG.
    (2023) Oliveira, Erik Fillipy de; Matos, Bárbara Abreu; Fernandes, Patrícia Capanema Alvares
    A mobilidade ativa, formada por pedestres e ciclistas, se insere em uma sociedade que proporcionou maiores investimentos ao transporte motorizado, frutos de um período transformador, relacionado ao incentivo econômico industrial, o que causou uma mudança significativa no aumento da frota circulante nas ruas. O pedestre por sua vez deixou de ser prioridade, o que contribuiu para uma infraestrutura cada vez menos acessível e segura para o ato de caminhar. Quando o assunto envolve as cidades históricas, surge o fator para compressão do traçado colonial e desafiador do ponto de vista por melhores adequações ao modal ativo. Este trabalho busca investigar a adequação da infraestrutura de pedestres no centro histórico tombado de São João Del-Rei (MG), através da aplicação do Índice de Caminhabilidade das Cidades Históricas – ICCH. As análises foram coletadas em campo, objetivando avaliar os 15 parâmetros, distribuídos em 5 categorias, relacionando as condições sociais, turísticas e econômicas do ambiente urbano. Em vista da análise, os resultados dos indicadores não foram satisfatórios, sendo classificados como ruim em todos os quesitos, apontando a necessidade de melhorias em aspectos que incluem acessibilidade, segurança dos pedestres e manutenção dos equipamentos urbanos.
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    A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).
    (2021) Dias, Janaina Amorim; Cardoso, Leandro; Oliveira, Leise Kelli de; Matos, Bárbara Abreu; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Marconi Gomes da
    Neste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.
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    Efeito barreira e o atravessamento de pedestres no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, Belo Horizonte (Brasil).
    (2021) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, Carlos
    Rodovias inseridas no espaço urbano têm comumente se tornado obstáculos ao acesso e a mobilidade, especialmente para os deslocamentos por modos não motorizados. Esse fenômeno, conhecido como “efeito barreira”, se intensifi ca com o crescimento demo- gráfi co, expansão do tecido urbano e acréscimo da frota de veículos automotores, como ocorreu em diversas cidades brasileiras ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, são objetivos do presente trabalho estimar o volume dos atravessamentos de pedestres entre as margens do Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, importante via utilizada nos deslocamentos urbanos em Belo Horizonte (Brasil), bem como propor a aplicação de indicadores para avaliar o risco potencial para a travessia de pedestres. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados de viagens da Pesquisa OD 2012 (RMBH) e a malha digital vetorial de volume de tráfego da rodovia, e os resultados foram comparados com a ocorrência de acidentes por trecho da rodovia. Os resultados apontaram que os trechos 3 e 1 possuem a maior movimentação de pedestres entre as margens, no entanto, a aplicação dos indicadores apontou maior risco de travessia nos trechos 2 (risco alto) e 5 (risco médio) devido ao elevado volume de tráfego e baixa disponibi- lidade de passarelas, respectivamente.
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    Potencial de viagens por bicicleta em Belo Horizonte : uma proposta metodológica com base na Pesquisa Origem e Destino de 2012.
    (2019) Viola, Priscilla Dutra Dias; Cardoso, Leandro; Lobo, Carlos; Lessa, Daniela Antunes; Matos, Bárbara Abreu
    O entendimento sobre as necessidades dos ciclistas potenciais, bem como o com- portamento de viagens e, especialmente, o perfil de usuários cativos, é fundamental para a concepção e implantação de novos projetos de apoio aos adeptos da bicicleta. Diante desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo verificar o potencial dos moradores de Belo Horizonte (Brasil) para o ciclismo urbano, considerando o perfil mais provável do ciclista, utilizando a base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2012. Para encontrar o potencial de Belo Horizonte para o uso da bicicleta como meio de transporte foi proposta a utilização do método estatístico da regressão logística. Os resultados demonstram que Belo Horizonte tem um grande potencial para o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente na região central da cidade. O aumento da participação da bicicleta na divisão modal pode contribuir para a melhoria tanto das condições de mobilidade na cidade quanto da qualidade de vida urbana.