EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A bacia de antepaís paleoproterozóica Sabará, Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais.
    (2002) Reis, Luciana Andrade; Martins Neto, Marcelo Augusto; Gomes, Newton Souza; Endo, Issamu; Evangelista, Hanna Jordt
    Grupo Sabará é uma seqüência de 3 – 3,5 km de espessura, composta por xistos, metarenitos, metassiltitos, metaconglomerados, metadiamictitos, metarritmitos e filitos, cujos protólitos são grauvacas, arenitos, siltitos, conglomerados, diamictitos, ritmitos e pelitos. Este grupo ocorre de forma susceptível a uma análise sedimentológico-estratigráfica no Sinclinal Dom Bosco, Sinclinal Moeda e na Serra do Curral. O Grupo Sabará foi dividido, neste trabalho, nas seguintes fácies, que ocorrem organizadas em sucessões em granocrescência ascendente (CU): conglomerado maciço (fluxo de detritos), diamictito grosso (fluxo de detritos), diamictito fino (fluxo de detritos), grauvaca mista (fluxo de massa), grauvaca arcosiana (fluxo de massa), arenito tabular (correntes de turbidez), ritmito (correntes de turbidez), siltito (estágios finais de correntes de turbidez), pelito (deposição da suspensão) e folhelho negro (deposição da suspensão), depositados em um sistema de leques proximais/leques submarinos/bacia. O Grupo Sabará representa os depósitos de uma bacia do tipo antepaís relacionada com o Evento Transamazônico. Os clastos presentes nos diamictitos e conglomerados indicam retrabalhamento de seqüências supracrustais e do embasamento (Supergrupo Minas, Supergrupo Rio das Velhas e o embasamento soerguido). Os diagramas de proveniência plotados para o Grupo Sabará apontam para uma mistura de áreas fontes, predominando a proveniência ígnea intermediária e sedimentar quartzosa, embora proveniências ígnea félsica e ígnea máfica também ocorram, indicando compartimentação da área fonte. Os diagramas de proveniência por ambiente tectônico indicam uma proveniência de margem continental ativa/arco magmático continental. O Grupo Sabará representa provavelmente uma bacia de antepaís compartimentada, formada durante a deformação, soerguimento e erosão dos depósitos arqueanos e paleoproterozóicos do Cinturão Mineiro, de idade transamazônica. Esta bacia foi dividida em três sub-bacias: Sub-bacia Antônio Pereira-Ouro Preto-Mariana-Rodrigo Silva, Sub-bacia Lagoa das Codornas e Sub-bacia Sabará-Belo Horizonte-Ibirité-Fernão Dias com base na localização.
  • Item
    A modelagem de sistemas de falhas extensionais, nucleados em zonas de fraqueza preexistentes, e sua aplicação à bacia minas no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais.
    (1998) Gomes, Caroline Janette Souza; Martins Neto, Marcelo Augusto; Santos, Gesner José Ilário dos; Martins, Luiz Marcelo R.
    Com o objetivo de se estudar a geometria de bacias extensionais, nucleadas a partir de antigas zonas de fraqueza, foram montados treze modelos físicos. Todos os modelos continham um sistema de descontinuidades, em sua base. Em uma sequência de oito modelos, simulou-se a extensão litosférica pelo modelo do cisalhamento simples e em outra, de cinco modelos, a extensão foi simulada por uma deformação do tipo cisalhamento puro. Nos experimentos da primeira sequência, variou-se o ângulo de mergulho das descontinuidades preexistentes, submetendo-os a uma extensão em diferentes direções. Na segunda sequência, além de se modificar a direção de abertura das bacias, introduziu-se, em um modelo, uma camada de silicone, viscosa, sob o pacote de areia, rúptil. A análise sistemática, em 3-D, das estruturas formadas demonstrou que a geometria de bacias sedimentares controladas por zonas de fraqueza do embasamento depende de dois fatores: a reologia envolvida e o ângulo entre a descontinuidade preexistente e a direção da extensão. O presente estudo permite sugerir para a Bacia Minas, no Quadrilátero Ferrífero, uma direção de abertura ENE.