EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Granulometric stabilization of laterites from Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba for use in base course.
    (2022) Oliveira, Felício Geraldo de; Pereira, Eleonardo Lucas; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira
    The present article presents the study of three laterites from the Triãngulo Mineiro and Alto Paranaíba region, aiming to use it as a pavement base. The methodology used consisted of carrying out the tests prescribed by the DNIT 098/2007 standard and, as a complementary methodology, linear contraction, MCT classification, modulus of resilience and X-ray diffractometry were introduced. Four mixtures of laterite with sand were prepared aiming to correct the plasticity of the materials. Three samples of laterites and three of the four mixtures with sand showed sand equivalent values lower than 30%, showing that this is a characteristic of laterites in the region. Only the mixture LatJ3+A4 (70x30) presented a sand equivalent greater than 30%, but this sample presented the worst plasticity indicators in relation to the other mixtures. These results showed the need for further studies on the use of the sand equivalent of laterites. The linear contraction associated with the liquidity limit proved to be more accurate and efficient for the control of plasticity characteristics than the plasticity index together with the liquidity limit and the sand equivalent.
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    Classificação geotécnica de solos e sustentabilidade : estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte.
    (2020) Silva, Bruno Oliveira da; Pereira, Eleonardo Lucas; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Gomes, Marlilene Silva
    Os sistemas de classificação geotécnica de solos são ferramentas imprescindíveis para proposição de soluções de pavimentação racionais e sustentáveis. Por prover os critérios de seleção dos materiais, essas metodologias impactam diretamente na viabilidade técnica, ambiental e econômica dos projetos. O presente artigo apresenta uma análise estatística comparativa entre os sistemas de classificação de solos mais utilizados no Brasil, contrastando os conceitos de classificação da escola rodoviária americana e os procedimentos desenvolvidos nacionalmente, pautados na consideração das particularidades do ambiente tropical. Foram coletadas onze amostras de diferentes unidades pedológicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e realizaram-se ensaios de caracterização TRB/AASHTO e segundo a metodologia MCT/G-MCT. As amostras foram submetidas aos ensaios de caracterização mecânica – CBR/Expansão, MiniCBR/RIS, Triaxiais de Cargas Repetidas – cujos resultados foram utilizados como parâmetro de comparação com o comportamento previsto pelos métodos classificatórios. Em linhas gerais, constataram-se resultados mais assertivos para os ensaios da metodologia MCT/G-MCT. Foi observado grau de associação significativo entre os parâmetros classificatórios dessa metodologia – sobretudo d’ e índice RIS – e o desempenho mecânico-geotécnico medido. Por outro lado, identificaram-se mecanismos de classificação falhos em relação à metodologia TRB aos solos estudados. Os dados obtidos de Índice de Grupo (IG) e Índice de Plasticidade (IP), importantes parâmetros de classificação dessa metodologia, e a resposta mecânica dos solos avaliados apresentaram baixa inter-relação. Além de se estabelecer comparação semi-quantitativa entre parâmetros classificatórios e mecânicos, o grau de associação entre os mesmos foi quantificado por procedimento estatístico, através do cálculo de coeficiente de correlação de Pearson. Dessa forma, apresenta-se elementos para discussão da adequabilidade e compatibilidade dos sistemas de classificação de solos para fins rodoviários para regiões tropicais.