EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Um estudo numérico e experimental do escoamento de aço durante o vazamento de uma panela de aciaria.(2007) Rodrigues, Eliana Ferreira; Marins, Ângelo Máximo Fernandes; Solimani, Márcio RodrigoO presente trabalho apresenta uma metodologia numérica e experimental para determinação dos parâmetros de controle da temperatura do aço líquido contido na panela de aciaria durante o vazamento para o distribuidor, por ocasião dos seus ciclos normais de operação. Inicialmente os modelos idealizados são resolvidos numericamente com a aplicação da técnica do método de elementos finitos, obtendo-se, como principais resultados, o perfil de temperatura no aço líquido juntamente com a parede refratária e o perfil de velocidade do banho metálico. Os resultados obtidos da simulação são comparados com os retirados de experimentos na indústria realizados pelos autores. Pode-se, assim, identificar os pontos críticos na perda de temperatura do banho metálico e empregar medidas preventivas, de modo a evitar um superaquecimento ou um aquecimento prematuro que resulta em uma série de problemas durante o lingotamento contínuo.Item Fluidodinâmica computacional aplicada ao estudo da flotação de inclusões em aços para a indústria automobilística.(2013) Marins, Ângelo Máximo Fernandes; Costa Neto, Joaquim Gonçalves; Martins, Wiclef Humberto Vieira; Silva, Carlos Antônio da; Silva, Itavahn Alves daA prática de injeção de gás inerte na panela de refino secundário do aço tem como propósito a remoção das inclusões não-metálicas, além da homogeneização térmica e composicional. Pela modelagem física de uma panela de refino secundário, são investigados os efeitos da vazão de gás inerte e número dos plugues porosos, instalados no fundo da panela. O campo de velocidades e a flotação de inclusões não-metálicas são analisados matematicamente via CFD. Os resultados obtidos por modelagem física e matemática são discutidos e validados por meio de análise de imagens (PIV) e o modelo macroscópico para prever a flotação das inclusões não metálicas é confrontado com os resultados industriais para análise da quantidade de inclusões para aços aplicados no setor automobilístico.