EM - Escola de Minas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6
Notícias
A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
Navegar
9 resultados
Resultados da Pesquisa
Item The barrier effect and pedestrian mobility/accessibility on urban highways : an analysis based on the Belo Horizonte/Minas Gerais/Brazil ring road.(2023) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, CarlosHistorically, public policies in Brazil and many developing countries have prioritized individual motorized modes of transport. The urban space of Brazilian cities has been repeatedly remodeled, often to meet the demands of vehicle flow, to the detriment of spaces for pedestrian use. Part of the transport infrastructure, particularly the highways, are obstacles to the population’s mobility, constituting the barrier effect and expanding the physical separation of the communities that reside or transit between the adjacent neighborhoods. Based on the proposed mobility and accessibility indicators extracted from the Origin and Destination Survey databases, this article aims to analyze pedestrian mobility and access to cross the Celso Mello Azevedo Ring Road, located in Belo Horizonte/Brazil. The results indicate that, over the period analyzed, the flows of foot crossings were significantly reduced, even in areas where population growth was recorded. The evidence also shows the prevalence of crossings by motorized modes, whose mobility and access are characterized by a tangible inequality in spatial distribution, linked to the occupation pattern of the surroundings, one consequence of which is the expressive volume of accidents involving pedestrians on the highway.Item Efeito barreira e o atravessamento de pedestres no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, Belo Horizonte (Brasil).(2021) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, CarlosRodovias inseridas no espaço urbano têm comumente se tornado obstáculos ao acesso e a mobilidade, especialmente para os deslocamentos por modos não motorizados. Esse fenômeno, conhecido como “efeito barreira”, se intensifi ca com o crescimento demo- gráfi co, expansão do tecido urbano e acréscimo da frota de veículos automotores, como ocorreu em diversas cidades brasileiras ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, são objetivos do presente trabalho estimar o volume dos atravessamentos de pedestres entre as margens do Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, importante via utilizada nos deslocamentos urbanos em Belo Horizonte (Brasil), bem como propor a aplicação de indicadores para avaliar o risco potencial para a travessia de pedestres. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados de viagens da Pesquisa OD 2012 (RMBH) e a malha digital vetorial de volume de tráfego da rodovia, e os resultados foram comparados com a ocorrência de acidentes por trecho da rodovia. Os resultados apontaram que os trechos 3 e 1 possuem a maior movimentação de pedestres entre as margens, no entanto, a aplicação dos indicadores apontou maior risco de travessia nos trechos 2 (risco alto) e 5 (risco médio) devido ao elevado volume de tráfego e baixa disponibi- lidade de passarelas, respectivamente.Item Mobility and urban centralities : an analysis based on the motorized flows attraction in Belo Horizonte/State of Minas Gerais/Brazil.(2021) Lessa, Daniela Antunes; Lobo, CarlosThe issues encompassing planning and management of the urban space are directly related to the transport system, of which the flow plays a central role. Therefore, an interdependence among urban tissue, space structuring, and demand for mobility are taken into account. The objective of this work, using the data taken from the last two Origin and Destination surveys (2002 and 2012), is to assess the possible reduced power of attraction of the Central Area of Belo Horizonte by means of the motorized flows as a result of the process of induction of power of attraction of new urban centralities through planning and management policies. The results presented in this work generally indicate that the spatial structure of Belo Horizonte has remained concentrated in the Central Area, though new flows seem to converge to the consolidation of new municipal centralities. Even if additional care in the interpretation of results is necessary due to the limited time cuts and the database used, besides the specific features of Belo Horizonte, the empirical evidence translated in the proposed indicators allow a more accurate reflection on the recent urban space configuration, with the connections established through the space mobility of the population.Item Acessibilidade ao sistema de transporte coletivo por ônibus : indicadores para os municípios da periferia metropolitana e os campos de Belo Horizonte, Brasil.(2020) Lobo, Carlos; Cardoso, Leandro; Lessa, Daniela Antunes; Miranda, Giovanni CandidoAtualmente, o ônibus apresenta-se como primordial modo de transporte das principais metrópoles brasileiras. Com o objetivo de avaliar a acessibilidade por ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte, este trabalho apresenta indicadores de acessibilidade que utilizam o número de linhas, a frequência de viagens e o total de conexões aos municípios periféricos e aos campos de Belo Horizonte (unidades espaciais da pesquisa origem- destino). Os resultados revelam alta variação regional, com maiores níveis de acessibilidade para municípios de maior porte efetivamente conurbados com a capital, como Betim e Contagem. Em Belo Horizonte, prevalecem valores mais baixos, exceto para os campos do Central Business District (cbd) e para aqueles no eixo oeste (sentido área industrial). Ao demonstrarem a elevada desigualdade regional de acessibilidade, os indicadores expostos reforçam a necessidade de investimentos para obter mais eficiência e equidade do sistema.Item Relações espaciais e a atratividade territorial dos lugares centrais em Belo Horizonte, Brasil.(2020) Lessa, Daniela Antunes; Pinto, Paulo Henrique Góes; Oliveira, Leise Kelli de; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Lobo, Carlos; Barros, Tereza; Moura, Renata; Mercier, Julio; Queiroz, Erlaine; Souza, Iara Alves deO conceito e a dinâmica das centralidades em áreas urbanas são temas discutidos na literatura, usualmente em relação aos padrões espaciais da distribuição dos empregos. Neste artigo, avalia- se os níveis de concentração espacial de oportu- nidades de trabalho em Belo Horizonte, inclu- indo sua suposta predição sobre a atratividade territorial. Para tanto, foram propostos dois indi- cadores para sintetizar os conceitos de atrativi- dade e concentração das oportunidades. Ade- mais, os parâmetros foram avaliados por meio da regressão global e local (GWR), considerando a concentração de oportunidade como a variável explicativa. Os resultados do modelo não indi- cam uma associação direta entre as variáveis. Contudo, revelam um padrão espacial bem defi- nido no entorno do Central Business District do município. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento urbano e para a gestão da mobilidade e da acessibilidade, à luz da estrutura de utilização do espaço nas cidadesItem Mobilidade e a atração de viagens de ônibus da área central de Belo Horizonte.(2020) Lessa, Daniela Antunes; Lobo, CarlosAs questões que envolvem o planejamento e a gestão do espaço urbano têm relação direta com o sistema de transportes. Existe uma interdependência entre crescimento urbano e a demanda por mobilidade, de maneira que deficiências de transportes interferem diretamente no cotidiano da população. Com base em métodos de análise espacial e no uso de ferramentas disponíveis em SIGs, avaliou-se para o caso de Belo Horizonte o nível de centralização e o poder de atração de viagens exercido pela área central, tendo como base os fluxos identificados nas últimas duas pesquisas “Origem e Destino”. Diferentemente dos estudos que sugerem um forte processo de descentralização e rompimento do tradicional modelo centro- periferia, os resultados apresentados nesse trabalho indicam que a estrutura espacial de Belo Horizonte se manteve altamente concentrada na área central, embora novos fluxos pareçam convergir para novas centralidades no município.Item Potencial de viagens por bicicleta em Belo Horizonte : uma proposta metodológica com base na Pesquisa Origem e Destino de 2012.(2019) Viola, Priscilla Dutra Dias; Cardoso, Leandro; Lobo, Carlos; Lessa, Daniela Antunes; Matos, Bárbara AbreuO entendimento sobre as necessidades dos ciclistas potenciais, bem como o com- portamento de viagens e, especialmente, o perfil de usuários cativos, é fundamental para a concepção e implantação de novos projetos de apoio aos adeptos da bicicleta. Diante desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo verificar o potencial dos moradores de Belo Horizonte (Brasil) para o ciclismo urbano, considerando o perfil mais provável do ciclista, utilizando a base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2012. Para encontrar o potencial de Belo Horizonte para o uso da bicicleta como meio de transporte foi proposta a utilização do método estatístico da regressão logística. Os resultados demonstram que Belo Horizonte tem um grande potencial para o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente na região central da cidade. O aumento da participação da bicicleta na divisão modal pode contribuir para a melhoria tanto das condições de mobilidade na cidade quanto da qualidade de vida urbana.Item A mobilidade urbana em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil : indicadores e projeções para as viagens por automóveis.(2019) Lessa, Daniela Antunes; Miranda, Giovanni Candido; Lobo, Carlos; Cardoso, LeandroO aumento das vendas de automóveis no Brasil nas últimas décadas teve como conse- quência direta a ampliação do uso do transporte individual em detrimento ao coletivo. As evidências para Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, parecem indicar essa tendência, com a gradativa redução do uso do seu principal modo de transporte coletivo: o ônibus. O presente trabalho tem como objetivo o objetivo deste trabalho é analisar a atual magnitude do transporte individual e projetar para 2022 a utilização do automóvel no município de Belo Horizonte/MG/Brasil. A metodologia de projeção utilizou-se das linhas de tendências do modelo de regressão linear e como base de dados a matriz de viagens extraída da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de Belo Horizonte dos anos de 1992, 2002 e 2012, além de um fator de correção baseado na variação da renda domiciliar entre 2000 e 2010. Em geral, as projeções para 2022 indicam a permanência da concentração das viagens por automóvel na área central, pericentral e nas regiões de maior renda do município, além do expressivo crescimento desse modo nas periferias. Há, nesse sentido, a iminente necessidade de melhorias no transporte público frente à realidade que se apresenta para os próximos anos.Item Accessibility and urban mobility by bus in Belo Horizonte/Minas Gerais – Brazil.(2019) Lessa, Daniela Antunes; Lobo, Carlos; Cardoso, LeandroAccessibility and mobility are fundamental conditions of urban life today, which reinforces the need to evaluate the dynamics of access to and use of the public transport system in large cities that have experienced serious traffic and congestion problems. The present article analyses the levels of accessibility by bus in the city of Belo Horizonte / MG, including its relationship with the levels of urban mobility. To this end, accessibility indicators for bus and the mobility of the population are proposed. In addition, indicators of global and local regression models were evaluated, considering accessibility as an explanatory variable. In general, the results indicate a strong regional variation in the municipality of Belo Horizonte and suggest that accessibility to public transport by bus does not directly lead to effective mobility. Some regions have a greater discrepancy between the levels of accessibility and mobility, especially those located in peripheral areas where access to the bus transport system is lower than expected by the methodology, given the existing levels of mobility. The results, albeit essentially exploratory, may be useful to support the formulation of constructive measures, in order to minimize possible distortions in the provision of accessibility, encouraging the best use of mobility opportunities in urban space.