EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Quantification by numerical simulation of the impact of gullies on the water budget of a basement area, southeastern Brazil.
    (2018) Lima, Péterson Gonçalves de; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Drumond, Flávio Nasser
    Many regions of the world are affected by high density of large gullies that can impact on water resources. As these impacts have not been properly evaluated, this study presents a quantification model by numerical simulation of the effect of gullying on the water budget. An active gully of a very eroded region (Bação Complex) was selected and systematically monitored during a hydrological year. The simulation of the gully area by finite element method enabled the quantification of impacts, such as baseflow reduction and groundwater drawdown in the vicinity of this erosional feature. The baseflow reduction, when extrapolated to the whole complex, showed a significant baseflow loss during the dry seasons and an increase of stream flows during the rainy seasons, favouring floods. The numerical simulation results indicate that these modifications are relevant and must be considered when managing aquifers in intensely gullied areas with problems related to water availability.
  • Item
    Custo-benefício do uso de um supressor de poeira aplicado no controle de emissões fugitivas de vias de acesso de mina : um estudo na Samarco Mineração S.A.
    (2016) Lima, Péterson Gonçalves de; Ferreira, Ana Paula Gomes; Prado Filho, José Francisco do
    Com a intenção de investigar a viabilidade do uso de um supressor de poeira no controle de emissões de poeira fugitiva de vias de acesso em uma mina de minério de ferro, foi desenvolvido um estudo por meio de levantamento de campo na área da mina da Samarco Mineração S.A unidade de Germano em Minas Gerais. Como resultado, demonstrou-se que os valores obtidos para o controle de poeira nos acessos da mina da Samarco, utilizando-se o supressor de poeira, apresentam ganhos financeiros (redução de R$ 167.622,00) e ambientais (não emissão de 16.621,9 Kg CO2.ano-1 dentre outros). Secundariamente criou-se um roteiro de análise para o mapeamento de processos em mineração voltados para a mina, destacando-se os principais pontos e atividades que merecem atenção do ponto de vista de emissões.
  • Item
    Análise do custo de um supressor de poeira aplicado em vias de acesso de mina : um estudo na Samarco Mineração S.A.
    (2016) Lima, Péterson Gonçalves de; Ferreira, Ana Paula Gomes; Silva, Daiana Cristina Pereira da; Prado Filho, José Francisco do
    Com a intenção de investigar a viabilidade do uso de um supressor de poeira no controle de emissões de poeira fugitiva de vias de acesso em uma mina de minério de ferro, foi desenvolvido um estudo por meio de levantamento de campo na área da mina da Samarco Mineração S.A unidade de Germano em Minas Gerais. Como resultado, demonstrou-se que os valores obtidos para o controle de poeira nos acessos da mina da Samarco, utilizando-se o supressor de poeira, apresentaram relevantes ganhos financeiros (redução de R$ 167.622,00).
  • Item
    Mecanismos de evolução de voçorocas e quantifica ao dos impactos associados por modelagem matemática : estudo de caso da voçoroca Mangue Seco, São Gonçalo do Bação (MG).
    (2016) Lima, Péterson Gonçalves de; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Bacellar, Luis de Almeida Prado; Leite, Adilson do Lago; Zuquette, Lázaro Valentin
    As voçorocas proporcionam grave situação de risco geológico-geotécnico, além de impactar tanto o meio ambiente quanto o sócio-econômico, com a perda de áreas uteis. Nesse sentido, o Complexo Metamórfico do Bação, localizado na região centro-sul do Quadrilátero Ferrífero, se destaca por ser uma área intensamente afetada por tais feições erosivas, uma vez que possui fatores geológicos, geomorfológicos, climáticos e antrópicos favoráveis a este processo. A voçoroca Mangue Seco, foco desse estudo, encontra-se ativa e situa-se no município de São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito (MG). Sendo assim, foi elaborado um modelo matemático por elementos finitos da zona saturada e não saturada em regime permanente e transitório da área de influência desta voçoroca como programa Feflow .1. Os resultados foram calibrados com dados de monitoramento piezométrico durante um ano hidrológico de piezométricos de Casagrande instalados nas proximidades da voçoroca e também com os dados de recarga da área e de vasão da drenagem interna da voçoroca. Os resultados gerados pelo modelo indicaram alterações do gradiente hidráulico e do sentido de fluxo e uma redução significativa do fluxo de base em regiões voçorocadas que e compatível com avaliações anteriores, demonstrando o expressivo impacto no regime hídrico. Em escala regional esta perda de água pode ser muito significativa, especialmente durante a estação seca, quando o fluxo de base alimenta as drenagens da região. Sabe-se que voçorocas ativas da região se desenvolvem muitas vezes mais por movimentos de massa, especialmente escorregamentos rotacionais, que propriamente por processos de erosão hídrica. Portanto, realizaram-se também simulações de fluxo no programa SEEP/W (a partir de premissas encontradas com a simulação 3D realizada no Feflow) acopladas as análises de estabilidade de taludes por equilíbrio-limite, desenvolvidas com o programa SLOPE/W. As análises de estabilidade evidenciaram urna redução dos fatores de segurança dos taludes (redução de 1,2 e para 1,11) devido a subida do NA, que ocorre no entorno das voçorocas após o período chuvoso, a perda de sucção e aos fluxos hídricos com componentes ascendentes na base dos taludes.