EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).
    (2021) Dias, Janaina Amorim; Cardoso, Leandro; Oliveira, Leise Kelli de; Matos, Bárbara Abreu; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Marconi Gomes da
    Neste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.
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    Mobility and urban centralities : an analysis based on the motorized flows attraction in Belo Horizonte/State of Minas Gerais/Brazil.
    (2021) Lessa, Daniela Antunes; Lobo, Carlos
    The issues encompassing planning and management of the urban space are directly related to the transport system, of which the flow plays a central role. Therefore, an interdependence among urban tissue, space structuring, and demand for mobility are taken into account. The objective of this work, using the data taken from the last two Origin and Destination surveys (2002 and 2012), is to assess the possible reduced power of attraction of the Central Area of Belo Horizonte by means of the motorized flows as a result of the process of induction of power of attraction of new urban centralities through planning and management policies. The results presented in this work generally indicate that the spatial structure of Belo Horizonte has remained concentrated in the Central Area, though new flows seem to converge to the consolidation of new municipal centralities. Even if additional care in the interpretation of results is necessary due to the limited time cuts and the database used, besides the specific features of Belo Horizonte, the empirical evidence translated in the proposed indicators allow a more accurate reflection on the recent urban space configuration, with the connections established through the space mobility of the population.