EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Avaliação do desempenho de misturas asfálticas com rejeitos de ardósia.(2021) Bispo, Matheus Evangelista Gonçalves; Alves, Hebert da Consolação; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Hilário, Ronderson Queiroz; Sá, Edgar AlfredoO presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho mecânico de concretos asfálticos usinados a quente (CAUQ) utilizando o rejeito de ardósia como agregado alternativo e verificar a eficiência do mesmo em revestimentos asfálticos em comparação aos agregados normalmente utilizados. A confecção dos corpos de prova foi feita de acordo com a metodologia Marshall de dosagem das misturas asfálticas, utilizando como ligante o cimento asfáltico de petróleo tipo CAP 50/70. Foram realizados ensaios para caracterização dos agregados e das misturas, conforme a norma DNIT ES 031/2006. A caracterização mecânica das misturas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação da estabilidade e fluência Marshall. Os resultados dos ensaios mecânicos da mistura de rejeitos de ardósia (MRA) foram comparados com uma Mistura Asfáltica Convencional. Os parâmetros RT, estabilidade e fluência Marshall da MRA foram satisfatórios. A única consideração feita está relacionada aos resultados elevados encontrados no ensaio MR, surgindo-se questionamentos quanto à veracidade dos valores obtidos e sugerindo-se uma análise química e petrográfica nos agregados de ardósia com o intuito de se obter explicações mais precisas quanto ao módulo de resiliência dessas misturas asfálticas. Por fim, realizou-se uma análise econômica do custo-material de cada uma das misturas.Item Estudo das faixas granulométricas no comportamento e vida útil do lastro ferroviário utilizando equipamento de ensaio dinâmico de lastro - EEDL.(2020) Hilário, Ronderson Queiroz; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Figueiredo, Rodrigo Peluci de; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Silva, Luiz Francisco Muniz da; Palmeira, Ennio MarquesA faixa granulométrica utilizada tem influência direta na vida útil da camada de lastro quando submetido ao carregamento gerado pelo tráfego ferroviário. Entretanto, no Brasil, temos apenas duas faixas granulométricas a serem utilizadas. As faixas preconizadas pelas entidades normativas brasileiras são muito uniformes, e publicações referentes a um comportamento mecânico mais eficiente expressam a necessidade de uma faixa granulométrica bem graduada, diferente das faixas usualmente utilizadas em vias brasileiras. Essa faixa mais bem graduada proporcionaria uma menor deformação e uma redução da degradação, concedendo maior vida útil ao lastro. Neste contexto, a influência da granulometria do lastro utilizada em ferrovias foi objeto de estudo, no intuito de se verificar o comportamento mecânico e sua influência na vida útil da via, mitigando a geração de finos e mantendo a eficiência da drenagem. Para isso, foram escolhidas duas faixas granulométricas: Faixa 3 da AREMA (Faixa A da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT) e a Faixa 50 Australiana. No estudo, foi utilizado um Equipamento de Ensaio Dinâmico de Lastro para simular o tráfego ferroviário, composto por uma caixa metálica cúbica, com 1,00 m de aresta, e um pistão que aplica uma carga máxima de 20 t/roda, simulando uma via com capacidade de carga de 40 t/eixo. Foram realizados ensaios de caracterização preconizados pelas normas brasileiras nos materiais de subleito, sublastro e lastro, a fim de se comprovar a utilização deles como camadas de uma via. Posteriormente, procedeu-se à compactação das camadas de subleito e sublastro, seguidos da colocação do lastro, trilho e elementos de fixação, conforme recomendação das normas. Para se verificar o recalque das camadas, hastes foram colocadas nas interfaces das camadas, acopladas a extensômetros, para sua medição. Foram realizados 5 ciclos de 100 mil aplicações de carga, com a realização da granulometria no material de lastro ao término de cada um. Foram estudados os valores de CNU, Cc, módulo de finura e diâmetro máximo, e a relação desses parâmetros com o Índice de Quebra do material. Foi calculado o recalque de camada ao final de cada ciclo com a finalidade de se verificar qual granulometria apresentou uma melhor eficiência. Foi comparada a quebra dos materiais das duas faixas estudadas e o material que teve um maior percentual de quebra foi o que se enquadrou na faixa 3 da AREMA (Faixa A da ABNT), mostrando que, para o material analisado e para a carga aplicada, não é eficiente para ser utilizado como camada delastro. Com os valores encontrados de Cc, CNU, módulo de finura e diâmetro máximo, foi proposta uma faixa granulométrica mais bem graduada e uma distribuição granulométrica que se enquadre nessa nova faixa para ser utilizada como lastro, a fim de melhorar o imbricamento entre os grãos, reduzindo sua quebra, melhorando a deformabilidade, sem prejudicar a permeabilidade.Item Uso de pavimento reciclado adicionado com cimento para uso como reforço de base para rodovias : estudo de caso : BR-120.(2016) Hilário, Ronderson Queiroz; Fernandes, Gilberto; Gomes, Romero César; Marques, Geraldo Luciano de OliveiraA reciclagem de materiais oriundos da atividade da engenharia, é um tema que nos últimos anos vem ganhando destaque. Com uma destinação correta para esses materiais com o aproveitamento dos mesmos em obras de engenharia, estamos contribuindo para uma melhor preservação do ambiente. Pensando nisso, a técnica de reciclagem de pavimento para o uso como reforço de base para o mesmo pavimento vem ganhando mais espaço em obras de pavimentação no Brasil. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo técnico sobre a utilização de pavimento reciclado no reforço de camadas de base em uma rodovia do estado de Minas Gerais. O trabalho consistiu em campanhas de ensaios de laboratório com material colhido em campo pela máquina recicladora, sendo assim ensaiado o material na proporção que está sendo utilizado. Foram analisados o material existente de base, o material reciclado (base + revestimento + cimento) que foi utilizado como reforço, e também uma outra metodologia de reforço que é a reciclagem apenas da base com adição de cimento. O referido estudo foi desenvolvido nas seguintes etapas: análise do potencial técnico dos materiais provenientes das duas estacas que foram analisadas, realizado através de um intenso trabalho laboratorial com a realização dos ensaios de granulometria, comportamento mecânico através dos ensaios do Índice do Suporte Califórnia, expansão, módulo de resiliência, compactação, limites de Atterberg. O estudo tem como finalidade, avaliar a viabilidade técnica de se adicionar este material na composição da estrutura do pavimento com um volume de tráfego com o N=7,65x106 entre as estacas 0 a 2430 (sendo o número de repetições do eixo simples de rodas duplas de 8,2 toneladas) na BR- 120, que liga os municípios de Alvinópolis e Visconde do Rio Branco. Por conseguinte, com presente trabalho podemos concluir, por meio dos resultados de ensaios de laboratório que o revestimento quando misturado ao solo da base existente adicionado cimento tem é um material que pode ser utilizado como base de um pavimento. Os resultados mostraram uma melhora nos parâmetros de resistência e granulométrica. Nos demais parâmetros analisados, não houve mudança, credenciando a mistura o seu uso como base de um pavimento rodoviário.