EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Condicionantes de projeto para unidades de pequeno e médio porte utilizando sistema construtivo em perfis formados a frio.
    (2005) Henriques, Cristiane Lopes; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Souza, Henor Artur de
    O Brasil apresenta um grande déficit de soluções adequadas a suprir a demanda de edifícios escolares de pequeno e médio porte, apresentando um panorama de escolas extremamente desatualizadas e ineficientes às atividades a que se destinam. Portanto, propõem-se neste trabalho, condicionantes específicas para o desenvolvimento de projetos de unidades escolares de ensino infantil, fundamental e médio destinadas a implantação em pequenas cidades, comunidades rurais e ou conjuntos habitacionais. Como o enfoque da pesquisa aborda questões relacionadas a construções estruturadas em aço, as condicionantes desenvolvidas são pensadas de forma a direcionar tanto a concepção do projeto arquitetônico, que neste caso deve se adequar a um elenco de diretrizes específicas, quanto à especificação de um sistema construtivo viável para o tipo de implantação proposto. Uma das premissas do trabalho é através da aplicação das condicionantes, promover um estreito diálogo entre os universos da engenharia e arquitetura de forma a enriquecer e implementar o processo projetual. Portanto, as mesma destinam-se a orientar o desenvolvimento simultâneo das devidas especificações e detalhamentos a fim de originar um projeto baseado na construtibilidade. Assim, possibilita-se uma racionalização da execução e montagem da obra / estrutura, no intuito de alcançar maior rapidez e qualidade, diminuindo desperdícios e custos. Para comprovar a viabilidade e aplicação das condicionantes propostas, no final do trabalho é desenvolvido um modelo de projeto baseado nas mesmas, tanto na concepção arquitetônica quanto no desenvolvimento do sistema construtivo.
  • Item
    Sistematização de diretrizes para projeto modulado em aço, com aplicação dos conceitos da customização em massa.
    (2013) Henriques, Cristiane Lopes; Souza, Henor Artur de
    A industrialização da construção civil, sobretudo nas construções estruturadas em aço, é um processo consolidado em países como Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Além de um grande índice de industrialização, que abrange desde os insumos utilizados no canteiro de obras até os processos de concepção e execução da edificação, nestes países o percentual de obras em aço gira em torno de 50% a 65% do total de edificações construídas, enquanto no Brasil apenas 12% das obras adotam este sistema estrutural (IBS, 2011). O processo de concepção e execução deste tipo de edificação vem se aproximando cada vez mais dos processos de Desenvolvimento de Produto e Produção em série, que são adotados em outros setores da indústria. Desta forma, são ofertados no mercado, produtos, sistemas construtivos, módulos e até mesmo edificações "prontas" que são apresentadas em projeto ao cliente e podem sofrer certo grau de customização. O panorama da construção civil no Brasil mostra-se bastante diferente, com a cultura do fazer artesanal ainda muito arraigada tanto no que se refere aos materiais, quanto aos processos que envolvem a concepção e execução de uma edificação. Apesar de apresentar exemplos relevantes de obras industrializadas, o cenário nacional ainda é carente de efetivas ações de implementação deste sistema construtivo. O presente trabalho propõe-se a desenvolver uma pesquisa abrangendo a industrialização das construções em aço, as metodologias de Desenvolvimento de Projeto de Produto, Produção em Série e Customização em Massa, a fim de criar um referencial teórico para o desenvolvimento de um sistema estrutural modulado e padronizado para edificações em aço que possibilite flexibilidade de customização a fim de poder ser adotado em diferentes tipologias, demandas e terrenos.