EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Aplicação do sistema de monitoramento de dinâmica de rocha (SMDR) para controle geotécnico contínuo de cavidade natural subterrânea no Quadrilátero Ferrífero (MG).
    (2021) Fernandes, Adam Barros; Lima, Hernani Mota de; Valentim, Raul Fontes; Gontijo, Alexandre Assunção; Fonseca, Leandro Roque da; Cardoso, Fernando Santos Seabra; Boulhosa, Gabrieli Santos
    Nos últimos anos uma série de estudos tem sido conduzida sobre cavidades naturais subterrâneas em formações ferríferas. Esses estudos decorrem da necessidade de se preservar as cavidades naturais e, ao mesmo tempo, viabilizar de forma sustentável, a operação de uma mina de minério de ferro. Isso ocorre pelo fato da legislação ambiental do Brasil estipular, empiricamente, um raio de proteção de 250 m, de forma a evitar dano ambiental irreversível às cavernas, que por sua vez, bloqueia a lavra de considerável fração de minério de ferro. Dessa forma, com o intuito de verificar a influência do desmonte com uso de explosivos na estabilidade física da cavidade BRU_0034, nas proximidades da Mina de Brucutu da empresa Vale S.A., foram propostos, por intermédio desse estudo, monitoramentos sismográficos e de deslocamento através do uso do Sistema de Monitoramento de Dinâmica de Rocha (SMDR). No que se refere aos resultados obtidos com o SMDR, foi possível verificar por meio dos dados sismográficos e de deslocamento que não houve uma grande movimentação aparente nos sensores durante o monitoramento de desmontes de rochas por explosivos realizados em distâncias inferiores a 250 m.
  • Item
    Proposta e desenvolvimento de um sistema de monitoramento contínuo de convergência em ambientes subterrâneos.
    (2017) Gontijo, Alexandre Assunção; Gomes, Romero César; Gomes, Romero César; Lima, Hernani Mota de; Charbel, Paulo André
    Este trabalho visa apresentar um método para a medição de convergência, utilizando sensores óticos em ambientes subterrâneos tais como as cavidades naturais, galerias de mineração e túneis. A metodologia apresentada visa inovar procedimentos de controle de convergência já existentes, proporcionando maior segurança na coleta dos dados e reduzindo a exposição humana em ambientes de elevado risco geotécnico. O sistema é baseado na utilização de um sensor ótico de deslocamento, conectado a um sistema de aquisição de dados, de forma a permitir o monitoramento da convergência em tempo real. A metodologia e os dispositivos adotados estão inseridos no chamado Sistema de Monitoramento de Dinâmica de Rocha (SMDR). Além da exposição e discussão da metodologia proposta, são apresentados os resultados obtidos em três aplicações práticas do SDMR – uma cavidade natural e duas aplicações em minas subterrâneas, comparativamente aos métodos convencionais. Os resultados obtidos demonstram que a tecnologia proposta foi capaz de caracterizar, de forma muito mais detalhada e abrangente, os deslocamentos ocorridos num ambiente subterrâneo.