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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Metodologia de análise hierárquica aplicada para escolha do sistema de disposição de subproduto da mineração com ênfase nos rejeitos de minério de ferro.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Gomes, Márcio Fernando Mansur; Vilar, Lúcio Flávio de Souza
    A indústria extrativa mineral, para garantir sua sobrevivência, passou a ter que explorar jazidas mais pobres, principalmente a mineração de ferro na região do Quadrilátero Ferrífero. Este fato provocou aumento na geração de subprodutos, com ênfase nos rejeitos de tratamento da fração fina do minério. Outro ponto de destaque é a distância entre o ponto de geração e o ponto de disposição. Antes o local estava ao lado. Agora está cada vez mais distante. Como conseqüência para a mineração, a disposição destes subprodutos está se tornando atividade complexa. Devido a esta complexidade, a seleção do sistema está demandando atenção especial. Antes a escolha era fácil, com aspectos simples e em pequeno número para análise e decisão. Hoje envolve vários aspectos e fatores pertencentes a disciplinas completamente diferentes. Pode-se citar como exemplo: aspecto ambiental, local para implantar o empreendimento, características do minério e custos de implantação e operação. Torna-se necessária a aplicação de uma metodologia científica que considere vários atributos, de forma a evitar a subjetividade na seleção. Buscou-se então a aplicação de um método multicriterial como apoio na escolha das alternativas para o sistema de disposição subprodutos da mineração. O método deve permitir a interação entre os aspectos envolvidos, ser de fácil aplicação e apresentar resultado claro. Dentre os métodos que se encaixam nesta categoria e possuem as características citadas anteriormente, decidiu-se por aplicar o método de análise hierárquica, criado para esta situação. A aplicação foi feita em dois estudos de casos, sendo um já implantado e outro a ser implantado. Após análise dos principais critérios, os mesmos foram comparados em pares, elaborado avaliação global e chegou-se ao resultado que indica a melhor alternativa para o objetivo estabelecido. Este julgamento, durante o processo de análise, foi avaliado em termos de consistência. O método mostrou-se viável para este fim e pode ser uma importante e eficaz ferramenta, para situações que envolvam análise e escolhas de opções num contexto complexo.