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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Proposta de manual de inspeção de pontes metálicas ferroviárias.
    (2018) Fonseca, William Dener Assis; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Souza, Flávio Teixeira de; Paula, Geraldo Donizetti de; Martins, Jaime Florêncio; Russo, Mário Luís Cabello
    O sistema ferroviário brasileiro possui um grande número de obras de arte especiais, das quais muitas delas são pontes em estruturas metálicas. Muitas destas foram construídas a cerca de um século, tendo passado por diversos tipos de manutenção neste período. Esse parque de ativos representa um patrimônio de bilhões de reais que necessita ser muito bem gerenciado. O alicerce de um bom sistema de gerenciamento de pontes é uma boa metodologia de inspeção das mesmas. Atualmente a NBR 9452 passou por revisão, representando um grande avanço na forma de gerir as pontes de concreto, entretanto, não há nenhuma norma ou manual no Brasil sobre inspeção de pontes metálicas, sendo necessário recorrer a manuais estrangeiros de inspeção de pontes metálicas ou adaptar a norma de inspeção de pontes de concreto. Este trabalho pretende propor e aplicar uma ficha de inspeção de pontes metálicas ferroviárias. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional sobre o assunto, contemplando os principais tipos de inspeção e a nomenclatura dos elementos das pontes. Por fim, serão apresentadas, como estudo de caso, uma inspeção utilizando uma ficha de inspeção baseada na NBR 9452 e uma ficha de inspeção proposta pelo autor, e serão analisadas as particularidades de cada uma.
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    Placa de base para colunas metálicas tubulares : abordagem teórica.
    (2002) Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Requena, João Alberto Venegas; Fonseca, William Dener Assis; Minchillo, Daniela Grintaci Vasconcellos
    O uso de perfis de seções tubulares na construção de estruturas metálicas possui muitas vantagens sendo utilizado no Brasil na execução de diversas estruturas. Neste presente trabalho apresenta-se um estudo experimental para analisar a resistência de placas de base de colunas formadas por barras metálicas tubulares. O programa experimental envolve ensaios em colunas curtas com placas de base conectadas através de chumbadores a uma base de concreto com resistência controlada. A excentricidade de carregamento é um parâmetro crítico para a análise sendo observado nos ensaios os modos de colapso obtidos e as conformidades destes com as avaliações teóricas realizadas em outra pesquisa.