EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Matrizes cimentícias com adição de rejeito sílico-aluminoso em situação de incêndio.
    (2021) Figueiredo, Aline Santana; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Carvalho, José Maria Franco de; Mendes, Júlia Castro
    O rejeito proveniente da mineração de areia é um material fino, gerado em grande quantidade e ainda pouco estudado, denominado goma de areia (GA). A GA representa ônus ao processo de extração de areia devido aos impactos ambientais, sociais e econômicos associados à sua geração, incluindo as grandes extensões de área necessárias para sua disposição e potencial contaminação do solo e dos cursos d’água próximos. Até o presente momento, não foram encontrados na literatura estudos referentes à caracterização e aplicação desse material para a finalidade descrita ou a outras que visem a melhoria do desempenho das matrizes de cimento Portland. Portanto, foi proposta a avaliação de suas características físicas, químicas e mineralógicas e seu emprego como material cimentício suplementar (SCM) em matrizes cimentícias sujeitas à condição de incêndio, contribuindo para a reinserção desse rejeito na cadeia produtiva, redução no consumo de ligante e a consequente redução da emissão de CO2 relacionada à produção de cimento Portland, bem como a diminuição do consumo de recursos naturais não renováveis e redução dos reservatórios destinados à disposição desse rejeito. Buscando parametrização para as propriedades da GA, foram caracterizados outros dois materiais, rejeito de quartzito (QT) e metacaulim (MC). O QT é um material proveniente do corte e polimento de peças ornamentais e predominantemente composto por quartzo (SiO2), que corresponde à fase mineralógica da sílica presente na GA. O MC é um produto comercial com teor significativo de caulinita [Al2Si2O5(OH)4] e predominantemente amorfo, comumente utilizado como pozolana em matrizes cimentícias. Os materiais foram caracterizados física, química e mineralogicamente e foi realizada a moldagem de corpos de prova cilíndricos (ø50 x 100 mm) de concreto contendo teores de 2% a 16% de cada SCM em relação ao volume de cimento. Após a cura, foram procedidas as caracterizações física e mecânica das matrizes aos 28 dias e os corpos de prova foram submetidos a ciclos de queima em forno a gás sob temperaturas máximas de 400oC, 600oC, 800oC e 1100oC, sendo realizada sua caracterização física e mecânica após o resfriamento natural. Os resultados obtidos indicaram a viabilidade técnica da incorporação de GA aos concretos, apresentando maior resistência mecânica e melhores propriedades físicas do que a referência em todos os teores de adição estudados, com máximo desempenho registrado para o teor de 8% de adição. Após a simulação de incêndio, todas as amostras com adição de SCMs apresentaram desempenho melhor do que a referência, tendo também o concreto com 8% de GA alcançado um melhor desempenho geral quanto à resistência mecânica e às propriedades físicas residuais. Tais resultados indicaram que a adição de GA às matrizes cimentícias possibilita o aumento da resistência a altas temperaturas.
  • Item
    Mechanical, rheological and morphological analysis of cement-based composites with a new LAS-based air entraining agent.
    (2017) Mendes, Júlia Castro; Moro, Taís Kuster; Figueiredo, Aline Santana; Silva, Keoma Defáveri do Carmo e; Silva, Gabriela Cordeiro; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Peixoto, Ricardo André Fiorotti
    The air-entraining admixtures (AEA) consist of surfactant compounds, as do washing-up liquids. Washing-up liquids are products widely available, non-toxic and biodegradable. This work proposes the use of an anionic surfactant from washing-up liquids, Linear Alkyl Benzene Sodium Sulfonate (LAS), as AEA. Mechanical, physical and rheological properties of mortars comprising LAS were compared to ones with commercial admixture and one without any. The morphological aspects of the air-entrained matrix were also evaluated, and associated to its properties. Results indicate that the LAS-based AEA is an effective air-entraining agent. Thus, the present work seeks to disclose this new biodegradable highperformance potential AEA, as well as to improve the comprehension of the effects of AEAs in cementbased composites.