EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Avaliação do desempenho térmico e acústico em habitações de interesse social – estudo de caso em Governador Valadares/MG.
    (2019) Ferreira, Dayane Gonçalves; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Paula, Geraldo Donizetti de; Gomes, Adriano Pinto; Souza, Henor Artur de; Marçal, Viviane Gomes
    A construção civil no Brasil nos últimos anos passa por um crescente processo de industrialização e evolução tecnológica. Porém, as construções de baixo custo como as Habitações de Interesse Social (HIS) ficam à margem dessa evolução, com predominância de técnicas de construção convencionais, comprometendo a agilidade das construções e desempenho das edificações. As HIS construídas em Governador Valadares/MG seguem um padrão preestabelecido, sem adaptações às características regionais socioeconômicas, culturais ou climáticas, podendo não atender as necessidades dos moradores e requisitos normativos de desempenho. Nesse contexto, o objetivo principal desse estudo foi avaliar pós- ocupação o conjunto de HIS localizado no bairro Vitória em Governador Valares/MG, com foco no desempenho térmico e acústico. Foram caracterizadas as HIS na cidade e analisadas apercepção e satisfação dos moradores do bairro Vitória quanto as residências por meio de aplicação de questionários estruturados. O desempenho térmico foi avaliado por meio de medições de temperatura do ar no interior de três edificações do conjunto habitacional, entre janeiro e fevereiro de 2019, e, quanto ao desempenho acústico, foram medidos níveis de pressão sonora internos e externos a edificações no mesmo período do ano de 2019, em pontos diversos do bairro em turnos diurno e noturno, retratando diversas fontes externas de ruído. Os resultados apontaram que as HIS na cidade predominantemente utilizam sistemas de construção convencionais, com dimensões próximas aos valores mínimos do Programa Minha Casa Minha Vida, percebendo-se alta insatisfação nesse quesito entre os entrevistados, bem como quanto à qualidade das construções. A população também se mostrou insatisfeita com a infraestrutura do bairro e com o desempenho térmico das residências. As medições realizadas in loco identificaram que a temperatura do ar interno às residências esteve mais elevada que a temperatura externa durante maior parte do dia, não atendendo ao critério de desempenho estabelecido na norma NBR 15.575 no verão. O desempenho acústico também foi identificado. As medições de níveis de pressão sonora internas e externas às residências nos períodos diurno e noturno não atenderam aos níveis de referência das normas NBR 10.152 e NBR 10.151, embora maior parcela dos entrevistados mostraram-se satisfeitos quanto ao desempenho acústico das residências.