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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Numerical and experimental analysis of perforated rack members under compression.
    (2018) Neiva, Luiz Henrique de Almeida; Sarmanho, Arlene Maria Cunha; Faria, Vinícius de Oliveira; Souza, Flávio Teixeira de; Starlino, Juliane Aparecida Braz
    This paper presents a numerical and experimental study of uprights with rack-type perforated section in coldformed profiles, subjected to axial compression. 18 tests were performed on uprights with fixed-ends under uniform compression load to obtain the ultimate load applied, along with the measurement of the displacements. A numerical model with material and geometric nonlinearities was calibrated with the experimental tests. Next, a parametric analysis with 64 different numerical models was performed, determining the ultimate loads of the models. These results, when compared to the DSM predictions, showed that the equations of DSM are unreliable to predict the strength of this type of perforated uprights. Therefore, based on the model results, modifications were proposed to the parameters of the DSM distortional mode curve, so that it can predict the strength of the models studied.
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    Análise de perfis formados a frio com perfurações sob compressão centrada.
    (2015) Faria, Vinícius de Oliveira; Souza, Flávio Teixeira de; Miranda, Sérgio Alves de; Sarmanho, Arlene Maria Cunha
    Este trabalho avalia a ocorrência do modo de associado a flambagem local em pilares curtos constituídas por perfis formados a frio tipo rack. Estes pilares possuem perfurações para facilitar a montagem, e este trabalho considera a influência das mesmas no comportamento e no esforço resistente destes perfis estruturais. Os estudos foram realizados por análises numéricas e experimentais, cujos resultados apresentaram boa correlação e indicaram que as perfurações não afetaram significativamente a carga crítica e a capacidade resistente dos pilares, apesar de influenciarem significativamente o comportamento dos mesmos, alterando o número de meias ondas formadas. Observou-se ainda considerável influência das imperfeições geométricas no comportamento da estrutura, indicando a necessidade de sua inclusão nas análises numéricas.
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    Análise de estabilidade de perfis formados a frio com perfurações.
    (2016) Faria, Vinícius de Oliveira
    Os sistemas de armazenagem industrial são estruturas utilizadas para armazenar produtos manufaturados, conhecidos também como racks, fabricados em perfis formados a frio com perfurações ao longo do comprimento. Há poucos estudos que consideram a magnitude do furo, disposição e forma dos mesmos, bem como a influência destes na capacidade resistente dos elementos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os modos de instabilidade local e distorcional, considerando a influência dos furos no comportamento estrutural do perfil por meio de análises numéricas e experimentais. O estudo numérico foi realizado em elementos finitos via programa ANSYS e calibrado pela Teoria Generalizada de Vigas através do software GBTul. A maior divergência verificada foi de 4% entre as modelagens. O programa experimental foi composto por 18 ensaios sob carregamento axial centrado com o objetivo de medir os deslocamentos associados aos modos de flambagem local e distorcional. A carga última e os modos de colapso numéricos foram obtidos e comparados com os resultados experimentais, indicando a viabilidade na avaliação do comportamento pós crítico dos protótipos. A uniformidade nos resultados foi verificada, com pequena dispersão ocasionada por fatores de experimento. A existência dos furos acarreta em redução da carga última das colunas com a identificação do modo local somente entre as perfurações. Porém, esse último não influenciou na capacidade resistente das mesmas, predominando em todos os casos, o modo distorcional. Este novo modo de instabilidade difere da flambagem local e foi abordado neste trabalho como modo localizado de placa. A fim de se observar o desenvolvimento do mesmo, foi realizado um estudo paramétrico com variações de furos a partir de uma chapa plana e perfil tipo rack. Para os modelos, cujo comprimento médio dos furos é superior a 50% da largura da alma, o modo local inicia-se na região destes ocorrendo uma acentuada redução da carga crítica em relação às perfurações menores.