EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Influência do material da ferramenta de corte sobre a usinabilidade do aço ABNT 4340 no torneamento.
    (2019) Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Pereira, Natália Fernanda Santos; Júnior Santos, Anderson; Câmara, Marcelo Araújo; Faria, Paulo Eustáquio de; Rodrigues, Paulo César de Matos; Rubio, Juan Carlos Campos
    No presente trabalho procurou-se compreender os fenômenos associados à usinagem do aço ABNT 4340 utilizando ferramentas de corte de metal duro e cermet, ambas com geometria do quebra-cavaco para usi- nagem leve (LP) e média (MP). Nesse sentido, analisou-se a influência da variação do avanço, quebra- cavaco e o material da ferramenta de corte nos parâmetros de resposta do processo, força de corte, rugosi- dade, forma do cavaco e análise das superfícies de saída e de folga dos insertos durante a operação de tor- neamento. Inicialmente, um planejamento fatorial completo 23 foi empregado para análise da força de corte e rugosidade. Em relação à análise da força de corte, a análise de variância (ANOVA) indicou que o mate- rial da ferramenta de corte e o avanço afetaram significativamente a força de corte, sendo os menores valo- res alcançados com a ferramenta de corte cermet e o menor nível de avanço. Quanto à rugosidade Rq, dife- rentes níveis de materiais de ferramenta ou quebra-cavacos não foram suficientes para alterar significativa- mente o valor de Rq. Em relação ao cavaco, o avanço e o tipo de quebra-cavaco influenciaram na sua forma. Como última análise, para os parâmetros de corte estabelecidos e percurso de corte, não foi possível identi- ficar desgaste nas ferramentas de corte, no entanto, a análise por EDS apontou a adesão de material nas superfícies de folga e de saída para ambas ferramentas avaliadas.