EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Resultados da Pesquisa
Item Recomendações para o aperfeiçoamento dos sistemas de construção industrializados que utilizam aço, com ênfase em fechamento metálico.(2019) Faria, Marcela Assunção; Souza, Henor Artur de; Souza, Henor Artur de; Gomes, Adriano Pinto; Moreira, Thiago Augusto Araújo; Marques, Aline CalazansA baixa qualidade dos ambientes internos das edificações no país está diretamente relacionada a uma resposta inadequada dos sistemas de construção usuais aos condicionantes climáticos do local onde a edificação está inserida. O resultado desse baixo desempenho térmico de edificações residenciais ocasiona o aumento de consumo de energia pelo uso de condicionamento artificial para que os usuários alcancem o conforto desejado e esperado. O Brasil possui uma diversidade climática muito grande, com diferentes demandas para o desempenho térmico ideal, em que as variáveis que impactam no desempenho térmico têm influências diferenciadas dependendo da localidade e tipo de envoltória. Neste sentido, todos os conceitos de arquitetura bioclimática devem estar de acordo com os materiais e com o processo de construção utilizado. Quando não é feito um estudo prévio do desempenho térmico de uma edificação na fase de projeto, os efeitos desagradáveis ao usuário aparecem depois que a edificação está pronta, e trazem consigo problemas como temperaturas internas altas demais no verão ou baixas demais no inverno acompanhando as oscilações externas nos ambientes internos. Notam-se estudos sempre para edificações multifamiliares e no setor de habitação social, sendo também de igual importância o seguimento residencial unifamiliar de médio para alto padrão por ser exatamente o seguimento que não poupa gastos energéticos para atingirem seu máximo conforto interno, por maior tempo possível, um setor que não apresenta crise financeira e cresce constantemente. Nesse sentido a necessidade de incentivar novas práticas aplicáveis ao setor residencial unifamiliar é uma necessidade urgente, que tem pouca visibilidade tanto no ensino quanto na prática. Essa pesquisa traz recomendações a partir de simulações numéricas utilizando o programa Energyplus (versão 8.9.0), conforme os requisitos na norma NBR 15.575 e visando o conforto térmico do usuário, testando dois novos produtos na aplicação para fechamento externo no setor residencial unifamiliar, os painéis compósitos ACM (Aluminium Composite Material) e as telhas termoacústicas (sanduíche). São analisados os resultados encontrados para os dias típicos de inverno e verão correspondentes às oito zonas bioclimáticas e comparados com as recomendações da norma NBR 15.575, gerando um modelo fatorial duplo para as três zonas bioclimáticas críticas, ZB1 cidade representativa Curitiba, na análise do inverno, ZB3 cidade representativa São Paulo inverno e verão, e para a ZB8 cidade representativa Manaus na análise de verão. Utiliza-se o experimento fatorial abrangendo as principais variáveis de desempenho térmico como absortância, ventilação natural e propriedades termofísicas da envoltória. Os resultados obtidos são significativos: observa-se que a telha termoacústica mantém a temperatura estável independente das oscilações externas, enquanto os painéis de ACM acompanham as oscilações externas, não correspondendo às expectativas de conforto e necessitando de outras estratégias para adequar o desempenho térmico.Item Avaliação das condições de conforto térmico nas salas de aula do campus morro do cruzeiro da UFOP.(Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Faria, Marcela Assunção; Souza, Henor Artur deA qualidade ambiental interna de uma edificação está diretamente relacionada a uma resposta adequada aos condicionantes climáticos do local onde a edificação estiver inserida. As condições de conforto e também estética de um dado ambiente construído podem influenciar no desempenho das atividades ali exercidas pelas pessoas. Considerando-se espaços escolares estas relações do usuário com o ambiente têm um caráter ainda mais importante já que podem refletir diretamente no processo de aprendizado. Neste trabalho avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e no Bloco de Salas, investigando-se a percepção dos usuários. A investigação é realizada por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente, ao longo dos meses de junho, julho e setembro de 2011. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente, utilizando o cálculo do desvio padrão a partir das médias de temperatura operativa e umidade relativa, obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo. No período estudado, no qual a faixa de temperatura do ar externo foi de 16,0°C à 24,0°C aproximadamente, obtém-se uma percentagem de aproximadamente 75% de satisfeitos com o ambiente térmico. Nos prédios da Escola de Minas e do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas parte dos problemas, em relação ao ambiente térmico, foi solucionado com a instalação de brises, películas insulfim nas vidraças e cortinas, nas fachadas com maior insolação. No caso do prédio do Bloco de Salas, para o qual nenhuma solução foi pensada, foi proposto um retrofit englobando a instalação de brise soleil móvel e o aumento da vegetação de médio porte do entorno imediato, evitando insolação direta na fachada envidraçada, dentre outras estratégias.