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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Microstructure and mechanical properties of a flash butt welded pearlitic rail.
    (2019) Porcaro, Rodrigo Rangel; Faria, Geraldo Lúcio de; Godefroid, Leonardo Barbosa; Apolonio, Gabriela Ribeiro; Cândido, Luiz Cláudio; Pinto, Elisângela Silva
    The structural changes resulting from the Flash Butt Welding (FBW) of pearlitic rails have been associated with wear/premature failures, despite this, there are no studies applying dilatometry to correlate the welding thermal cycles with the microstructural development of such material. The microstructural evolution of the heat affected zone is clarified with the aid of dilatometry. The increase in the steel hardenability associated with a larger austenitic grain size promotes the austenite-pearlite transformation at lower temperatures in the grain growth region. This explains why this region has larger pearlite colony size but smaller interlamellar pearlite spacing and higher hardness than the grain refined region. Partial cementite spheroidization in the heat affected zone is responsible for significant decrease in hardness and tensile strength and is correlated to localized dipping, rolling contact fatigue and failures. A dilatometry based methodology is proposed to define a process window and control the post-weld cooling rate at the rail head in order to improve the weld performance due to a better hardness profile, without increasing costs or welding time. For the steel evaluated, a 20% increase in the hardness of the softened area at the HAZ was obtained by dilatometric simulation of a safe accelerated cooling (5 °C/s).
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    Simulação do processo de soldagem elétrica por centelhamento de um aço para trilhos ferroviários. Parte 1 : análise de tensões residuais via elementos finitos.
    (2019) Porcaro, Rodrigo Rangel; Araújo, Francisco Célio de; Godefroid, Leonardo Barbosa; Faria, Geraldo Lúcio de; Silva, Luiz Leite da
    Trilhos longos, soldados pelo processo Flash Butt Welding (FBW), são a realidade das ferrovias brasileiras de média e alta carga por eixo. Embora apresentem características desejáveis do ponto de vista do comportamento dinâmico da via, as soldas são regiões de descontinuidade estrutural e mecânica onde se originam tensões residuais, e que estão associadas a falhas prematuras por fadiga. Simulações numéricas termomecânicas, fisicamente não-lineares, no domínio do tempo, pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), foram empregadas para avaliar o desenvolvimento de tensões residuais originadas durante o processo de soldagem. Uma nova abordagem para a inclusão do aporte de calor envolvido no processo é proposta. Os resultados numéricos são comparados a medidas experimentais de tensões residuais superficiais e aspectos macrográficos das juntas, incluindo largura da Zona Termicamente Afetada (ZTA) e dados de taxas de resfriamento. Os resultados mostram boa correlação entre as análises numéricas e medidas experimentais de tensões residuais. Aspectos fundamentais relacionados ao desenvolvimento de tensões residuais são esclarecidos a partir da correlação entre análises numérica e experimental. Ademais, verifica-se que os modelos computacionais podem ser utilizados na previsão de pontos críticos para nucleação de trincas por fadiga e/ou avaliar efeitos de variáveis de processo sobre o campo de tensões residuais.