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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Design generativo como ferramenta e metodologia projetual na construção metálica.
    (2018) Cruz, Renato Godoi da; Arcipreste, Cláudia Maria; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Pinheiro, Rafael Lemieszek; Arcipreste, Cláudia Maria; Ribas, Rovadávia Aline de Jesus; Pinheiro, Rafael Lemieszek; Souza, Flávio Teixeira de; Santos, Roberto Eustáquio dos
    O projeto arquitetônico é composto por inúmeras variáveis, algumas delas contraditórias, que precisam ser negociadas constantemente. Os algoritmos genéticos representam uma técnica que contribuem para a solução desse tipo de problema, potencializando a busca de melhores resultados. Para isso, basta que estes sejam incorporados ao sistema generativo de projeto. O presente trabalho descreve a construção de um sistema que combina estratégias de modelagem paramétrica e algoritmos genéticos para otimização do peso total de uma cobertura em estrutura metálica e de sua superfície como potencial área de geração de energia fotovoltaica. Por meio de reformulação do processo evolutivo darwiniano, procurou-se sistematizar um processo de projeto que permitisse ao arquiteto atuar na parametrização dos problemas, indo além da mera proposição formal de soluções, em favor da exploração de maior variedade de possibilidades projetivas do que seria possível usando métodos tradicionais de projeto. Assim, os objetivos desta pesquisa são avaliar o potencial da utilização dos algoritmos genéticos como ferramenta auxiliar integrada ao design generativo como um método de projeto. A revisão do conteúdo teórico e prático da arquitetura abordou a prática projetual em que o arquiteto abre mão do controle de definição especifica da solução para alcançar esta variedade maior de projetos. Como objeto de estudo, buscou-se aplicar o processo estudado em um projeto arquitetônico de construção metálica e de seu potencial energético. Como resultado destaca-se o projeto como uma prática em que arquiteto e projeto dialogam em um fluxo de informações que precedem o projeto em si, orientado por objetivos comuns. Os experimentos realizados mostram que a perda de controle na formulação final de uma solução se deu pela modelagem matemática do problema e na busca automática de respostas por meio de heurísticas. Destaca-se também uma abordagem transdisciplinar que articula teoria e prática dentro de um pensamento capaz de entrelaçar especialidades e superar fronteiras na produção do conhecimento.