EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Resultados da Pesquisa
Item Análise das diferentes abordagens empregadas na avaliação da vulnerabilidade a escorregamentos.(2018) Ferreira, Sabrina de Paula; Barella, Cesar Falcão; Corteletti, Rosyelle Cristina; Tavares, Vera Lúcia Silva; Xavier, Mateus OliveiraEste artigo apresenta as principais diretrizes atualmente utilizadas para análise de vulnerabilidade física a escorregamentos, bem como a exposição de incertezas que podem ocorrer nos métodos de cálculo recentemente aplicados, desde falhas inerentes ao próprio método, assim como possibilidades de erros de interpretação de resultados. Os principais pontos de discrepância encontrados se resumem nas diferentes variáveis consideradas na determinação da vulnerabilidade, assim como no grau de importância que cada variável recebe durante a análise, além do caráter qualitativo e quantitativo das avaliações. O estudo indica que, apesar de ainda não ser possível e aconselhável a utilização de um método universal de avaliação de vulnerabilidade aplicado em diferentes cenários, é necessário um modelo abrangente, que nos dê diretrizes para aplicação deste parâmetro na avaliação de risco em diferentes situações, assim como nos alerta para a responsabilidade de se utilizar um método não aplicável para determinado contexto geológico-geotécnico.Item Cluster analysis for slope geotechnical prioritization of intervention for the Estrada de Ferro Vitória-Minas.(2017) Silva, Denise de Fátima Santos da; Santos, Allan Erlikhman Medeiros; Ferreira, Bruno Trindade; Pereira, Tiago Martins; Corteletti, Rosyelle CristinaThis article proposes the geotechnical prioritization of intervention of slopes with landslide scars for the Estrada de Ferro Vitória-Minas by cluster analysis and also the proposition of a relationship between area and volume in landslide scars. Cluster definition helps the decision-making associated to containment measures, mapping and study of landslides for the Estrada de Ferro Vitória-Minas. The database is composed of the variables: slope’s height, inclination, scar area and scar volume. The distance measure used was Gower’s index, with Ward’s methods to build the clusters. Eight characteristic groups were identified. It was possible to identify stretches that need attention in relation to the propensity of landslides, such as Group 7, stretches 362+600, 093+xxxE and 419+000. Group 7 presented high values for the scarred area and volume, such as maximum area 9.75 x 104 m² and minimum area 7.49 x 104 m², and maximum volume 9.20 x 105 m³ and minimum volume 4.08 x105 m³. Group 7 presented high ranges for slope height and inclination. The set of results about Group 7 can be interpreted as stretches with a predisposition for landslides. In relation to intervention measures, Group 7 presents the sections with priority. The relationship between area and volume of landslide scars obtained by the research was compared with the relationships established in literature.Item Proposta de metodologia para análise de riscos geológico-geotécnicos em ferrovias - estudo de caso : Estrada de Ferro Carajás (EFC).(2014) Corteletti, Rosyelle Cristina; Gomes, Romero CésarOs problemas de origem geológico-geotécnica podem afetar as ferrovias de várias formas. Normalmente geram instabilidades nos taludes de corte e aterros ao longo da via, e podem atingir, inclusive, a estrutura da plataforma ferroviária. A origem dos problemas geotécnicos nas ferrovias do Brasil não está restrita somente ao baixo investimento neste tipo de infraestrutura no país, mas também está relacionada às características de contorno deste tipo de obra, pois percorrem longas distâncias e atravessam trechos com características geológicas, geotécnicas e geomorfológicas bem distintas. Diante disto, há uma carência em metodologia científica de análise de risco geológicos-geotécnicos para este tipo de infraestrutura. Neste sentido, o trabalho apresenta a proposição de uma metodologia para diagnóstico e quantificação do risco associado a problemas geológico-geotécnicos no âmbito de uma ferrovia, tendo como estudo de caso a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A metodologia proporciona a identificação de parâmetros utilizados na estimativa de riscos geológico-geotécnicos de ferrovias, por meio de índices críticos, parâmetros de suscetibilidade e parâmetros de vulnerabilidade, com base numa abordagem analítica simples, consistente e prática, subsidiada por ferramentas estatísticas baseadas em análises multivariadas e que permitiram determinar um plano de setorização geológico-geotécnica da via. Como efeito, a hierarquia dos riscos geotécnicos discriminada ao longo de toda a extensão da via, permite uma efetiva antecipação das ações mitigadoras e de minimização de eventos que acarretem efeitos de paralisação das atividades de tráfego, o que consiste a síntese de qualquer programa de gestão de empreendimentos desta natureza. Com intuito inovador, o trabalho desenvolveu a estruturação da metodologia em termos de um programa computacional, denominado GEOVIA. Trata-se de um software específico para rápida aplicação dos princípios, correlações e cálculos inseridos no contexto da metodologia proposta neste estudo. De fácil interação com o usuário, o GEOVIA garante uma elevada praticidade e imediata aplicação da metodologia proposta a obras reais e às inspeções técnicas de campo, proporcionando o contínuo monitoramento de integridade da via a partir de um banco de dados variável.Item Desenvolvimento de metodologia para concepção de traçados de dutos de transporte de gás natural.(Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Corteletti, Rosyelle Cristina; Sobreira, Frederico GarciaA participação do gás natural na matriz energética mundial tem sido cada vez mais incrementada, motivada pela necessidade de uma fonte energética mais limpa e polivalente. No Brasil sua importância tornou-se notória e ganhou espaço, de forma que malhas de gasodutos para transporte e distribuição desse combustível passaram a ser construídas e expandidas, em ritmo acelerado, a fim de o transportarem desde as estações de extração e processamento até o consumidor final. Dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, a indústria de rede de gás natural tem a oportunidade de ser um empreendimento desenvolvido de forma sustentável ambientalmente, se observados com critérios toda a sua cadeia de produção, planejamento e instalação da rede de distribuição. Este tipo de infra-estrutura linear pode percorrer áreas com diferentes realidades, que vão desde Áreas de proteção Ambiental - APA, Unidades de Conservação, Áreas de Preservação Permanente – APP, áreas rurais que possuem porções com estágios de conservação altos, até dentro das malhas urbanas e industriais, ou seja, um ambiente complexo e dinâmico, o que se torna relevante e necessário a existência de estudos de localização consistentes, possibilitando o atendimento efetivo ao consumidor. Desta forma, foi desenvolvida uma metodologia utilizando como base os conceitos ligados à Avaliação de Impactos Ambientais – AIA e Avaliação de Risco – AR, e tendo como termo geral avaliar quaisquer traçados de RDGN e de gasodutos de alta pressão. A metodologia proposta foi validada através do estudo de caso do traçado da 3ª Etapa da RDGN Pólo Vale do Aço, onde foram elaborados cinco cenários que foram examinados simultaneamente, possibilitando apresentar qual a melhor estratégia para o planejamento de uma Rede de Distribuição de Gás Natural – RDGN. Demonstrando-se técnica e flexível, a metodologia permite a obtenção de uma comparação entre traçados e análise de propostas, que possuem uma distância menor entre city gate e os “clientes ancora”, menor custo e menor probabilidade de acidentes e risco de danos