EM - Escola de Minas

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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Adaptation of a rapid assessment protocol for rivers on rocky meadows.
    (2008) Rodrigues, Aline Sueli de Lima; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    Este trabalho visou adaptar um protocolo de avaliação rápida para trechos de rios de alto e baixo curso inseridos em campos rupestres tomando-se como “situação referência” as condições ambientais encontradas no interior do Parque Estadual do Itacolomi, Ouro Preto-MG. Protocolos similares têm sido empregados em programas de monitoramento de recursos hídricos em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha e Austrália. Os parâmetros propostos foram: substratos e/ou habitat disponíveis; substrato em poços; soterramento; regimes de velocidade/profundidade; diversidade de poços; deposição de sedimentos; condições de escoamento do canal; alterações no canal; sinuosidade do canal; freqüência de corredeiras; estabilidade das margens; proteção das margens pela vegetação e estado de conservação da vegetação do entorno. Para cada parâmetro uma pontuação, entre 0 e 20 pontos, correspondente à condição ambiental é atribuída e os valores são distribuídos de acordo com o gradiente de estresse ambiental verificado no local da avaliação, podendo variar desde uma condição considerada “ótima”, até uma condição “péssima”, passando por situações intermediárias “boa” e “regular”. Após a adequação do protocolo foi realizada uma oficina de monitoramento ambiental em que 42 voluntários aplicaram o protocolo em dois trechos selecionados na área de estudo, a fim de realizar uma avaliação do método quanto à aplicabilidade, clareza e possíveis inadequações dos parâmetros propostos. A análise do padrão de respostas dos voluntários mostrou-se consistente, refletindo um bom entendimento dos parâmetros. A adequação e a utilização do protocolo podem ser consideradas etapas para a preservação de recursos hídricos, podendo ainda ser utilizado em estudos de avaliação de impacto ambiental em áreas degradadas (inseridas no contexto ambiental estudado) e como ferramenta que permite a participação social no processo de gerenciamento e monitoramento dos recursos hídricos.