EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Aproveitamento de minérios de ferro de baixo teor : tendências, tecnologias utilizadas e influências no sequenciamento de lavra.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Carvalho, Bruno César Lage de; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Essa dissertação descreve a situação atual e as tendências relacionadas ao tratamento de minérios de ferro de baixo teor na indústria mineral, utilizando um estudo de caso e uma discussão sobre o projeto de implantação de uma instalação de tratamento de itabiritos de baixo teor, denominada ITM-S, a ser instalada em uma empresa mineradora de ferro no Estado de Minas Gerais. Seu objetivo principal foi analisar a viabilidade técnica e econômico-financeira desse projeto, com base nos conceitos existentes na metodologia FEL (Front-End-Loading), associados aos conceitos de sequenciamento de lavra, beneficiamento mineral e economia mineral. Foram analisados, na metodologia, dois cenários do projeto para a escolha das alternativas de rotas de processo: com o uso de separação magnética (cenário 1), e sem a utilização de separação magnética (cenário 2). Os resultados mostraram que o cenário 2 é o mais viável economicamente, devido principalmente a redução do investimento por tonelada produzida, dentre outros fatores. Pretende-se apresentar as várias evoluções nos processos de tratamento de minério de ferro, e apresentar uma metodologia adequada para análise de viabilidade de projetos de tratamento e aproveitamento de minérios de ferro marginais, como a metodologia FEL, associada aos conceitos existentes na engenharia de minas.