EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Microstructure and mechanical properties of two API steels for iron ore pipelines.(2014) Godefroid, Leonardo Barbosa; Cândido, Luiz Cláudio; Toffolo, Rodrigo Vicente Bayão; Barbosa, Luiz Henrique SoaresThis research compares the mechanical behavior of two API steels (X60 and X70) used in the longest pipeline in the world for the conveyance of iron ore. Tensile tests, Charpy impact tests, CTOD tests and fatigue crack growth tests are performed at ambient temperature. Metallographic examination showed a banded microstructure consisting of polygonal ferrite and pearlite in both steels, with smaller grain size and the presence of a small quantity of bainite in the X70 steel. All the mechanical tests revealed a ductile behavior for the two steels. The X70 steel is preferable for the pipeline project, due its better mechanical resistance, with no significant loss of fracture toughness and fatigue resistance. Its performance could be even better, if an appropriate combination of thermomechanical processing parameters were able to produce a microstructure with minor amount of pearlite, where acicular ferrite/bainite are present.Item Propagação e fechamento de trinca de fadiga em dois aços bifásicos pré-deformados e com tratamento de “bake hardening”.(2006) Gritti, João Alfredo; Melo, Túlio Magno Füzessy de; Machado, Fabiano Alcântara; Silva, Alex Paulo Fortes Simões da; Guimarães, Claudinei Roberto; Cândido, Luiz Cláudio; Godefroid, Leonardo BarbosaNeste trabalho, o crescimento de trinca de fadiga da/dN x deltaK foi estudado em dois aços bifásicos de emprego em rodas de automóveis, com 7% a 12% de fração volumétrica de martensita. A principal diferença entre estes aços é a composição química: um deles tinha adição de cromo, enquanto o outro tinha adição de silício. Além deste efeito, verificou-se a influência de 10% de pré-deformação seguida do tratamento térmico de “bake hardening” na resistência à fadiga. Este tratamento termo-mecânico foi utilizado para simular as operações de estampagem e pintura das rodas. Corpos-de-prova do tipo C(T) foram empregados, com espessura de 3,8 mm e largura de 50 mm, na orientação T-L. Os ensaios de fadiga foram realizados na freqüência de 30 HZ, na temperatura de 25ºC, numa razão R entre tensões de 0,1. O comportamento em fadiga é diferente para os dois aços, na região do limiar de propagação de trinca e na região de fratura, e entre os dois aços. O fechamento de trinca pode ser utilizado para explicar este comportamento.