EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Desenvolvimento de dispositivo de baixo custo para mecanização da soldagem GTAW e sua aplicação em estudo de solidificação de aço ABNT 430.
    (2020) Tavares, Tairine Berbert; Porcaro, Rodrigo Rangel; Cândido, Luiz Cláudio; Faria, Geraldo Lúcio de; Dâmaso, Heitor Vieira
    Laboratórios de pesquisa em metalurgia da soldagem requerem controle dos principais parâmetros da soldagem ao arco elétrico para obter resultados satisfatórios. Aços inoxidáveis ferríticos são muito utilizados devido ao custo relativamente baixo e sua resistência à corrosão atmosférica, no entanto, a ausência de transformação de fases no estado sólido durante a solidificação oferece certa limitação à soldabilidade. Neste contexto, um dispositivo de baixo custo para mecanização da soldagem GTAW foi desenvolvido e validado, permitindo condições adequadas de controle, repetibilidade e foi aplicado para avaliar a influência de parâmetros de soldagem na solidificação de um aço ABNT 430. Menores velocidades de soldagem, para uma mesma corrente elétrica, resultaram em grãos grosseiros e alongados no centro do cordão e paralelos à direção de soldagem. O aumento da velocidade e da corrente originou subestruturas dendríticas no interior dos grãos, devido à maior instabilidade da poça. Ainda, avaliou-se aplicação de vibração mecânica por sistema de martelete e pré-aquecimento com relação ao refinamento dos grãos e aumento da uniformidade da estrutura no centro do cordão. A aplicação de vibração mecânica gerou uma estrutura mais refinada e homogênea na zona fundida. Palavras-chave: Soldagem TIG; Aço inoxidável ferrítico; Metalurgia da soldagem; Solidificação na soldagem.
  • Item
    Avaliação da sensitização em aços inoxidáveis ferríticos estabilizados e não estabilizados usando-se a técnica reativação eletroquímica potenciocinética em meio sulfúrico.
    (2006) Barbosa, Adriana Diniz; Sousa, Fernanda Martins; Carvalho, José Antônio Nunes de; Araújo, Carlos Roberto; Cândido, Luiz Cláudio
    Avaliou-se o estado de sensitização de aços inoxidáveis ferríticos AISI: 430; 439; 444, e um do tipo modificado (P430). Variaram-se as condições de temperatura e tempo de permanência em um forno, e mediram-se os resultados empregando-se as técnicas de ensaios de corrosão intergranular, Prática W (Norma ASTM A 763 – 93), e técnicas não destrutivas, quantitativas, de reativação eletroquímica potenciocinética (polarização cíclica com duplo loop). A partir de temperatura de 900°C, empregaram-se tempos de 10 e 20 minutos, com resfriamentos em forno, ao ar, em água, óleo e nitrogênio líquido. Para caracterizar qualitativamente a precipitação de carbonetos, utilizou-se microscopia ótica. Notou-se que em condições de resfriamentos mais lentos ocorreu maior grau de sensitização para os aços AISI 430 e P430, nos outros aços não detectou-se precipitação de carbonetos em contornos de grão.