EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Efeito da corrosão na integridade estrutural da ponte metálica Marechal Hermes.
    (2004) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    Sabe-se que a degradação que ocorre em estruturas de pontes metálicas é um problema mundial. Isto ocorre por diversas razões como envelhecimento da ponte, aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e algumas vezes devido a projetos, detalhamento e construção da estrutura, inadequados. A degradação usualmente começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. Para resolver todos esses problemas, procedimentos diferentes de inspeção de pontes têm sido aplicados em diferentes países. No Brasil, no entanto, parece não haver preocupação em preservar a integridade das estruturas, não sendo comum a realização de inspeções e/ou manutenções, o que pode afetar a segurança estrutural, levando à necessidade de reparos mais severos e conseqüentemente mais caros. Este trabalho procurou diagnosticar e propor soluções visando a minimização do fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (Rio São Francisco). Para isso foram feitas visitas in locu onde, através de inspeção visual, filmagem e registros fotográficos, coletaram-se os dados necessários para análises. Também foram coletadas amostras e então realizadas caracterizações química, mecânica e metalográfica do aço empregado na ponte, além da análise de corrosão. Fez-se modelagem através de elementos finitos visando analisar o comportamento estrutural da ponte com e sem danos por corrosão, o que possibilitou a verificação dos elementos estruturais mais solicitados e a influência da corrosão nestas regiões. Foram realizados ensaios com névoa salina em diferentes sistemas de pintura visando identificar o melhor procedimento de revestimento para proteção da ponte. Verificou-se que o emprego do sistema de pintura constituído de etil silicato de zinco, com primer epóxi-amida rico em zinco e esmalte poliuretano alifático foi o que apresentou melhor desempenho.
  • Item
    Avaliação da integridade estrutural da Ponte Marechal Hermes - rio São Francisco/MG.
    (2005) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    Sabe-se que a degradação que ocorre em estruturas de pontes metálicas é um problema mundial. Isto ocorre por diversas razões, como envelhecimento da ponte, aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e, algumas vezes, devido a projetos, detalhamento e construção da estrutura inadequados. Para resolver esses problemas, procedimentos diferentes de inspeção de pontes têm sido aplicados em diferentes países. No Brasil, no entanto, parece não haver preocupação em preservar a integridade das estruturas, não sendo comum a realização de inspeções e/ou manutenções, o que pode afetar a segurança estrutural, levando à necessidade de reparos mais severos e mais caros. Esse trabalho procurou diagnosticar e propor soluções visando à minimização da corrosão desenvolvida na Ponte Marechal Hermes (rio São Francisco). Para isso, foram feitas visitas in locu e, através de inspeção visual, filmagem e registros fotográficos, coletaram-se os dados necessários para análises. Também foram coletadas amostras e, então, realizadas caracterizações química, mecânica e metalográfica do aço empregado na ponte. Fez-se modelagem através de elementos finitos, visando a analisar o comportamento estrutural da ponte com e sem danos por corrosão, o que possibilitou a verificação dos elementos estruturais mais solicitados e a influência da corrosão nessas regiões. Foram realizados ensaios com névoa salina em diferentes sistemas de pintura, visando a identificar o melhor procedimento de revestimento para proteção da ponte. Verificou-se que o emprego do sistema de pintura constituído de etil silicato de zinco, com primer epóxi-amida, rico em zinco e esmalte poliuretano alifático, foi o que apresentou melhor desempenho.
  • Item
    Estudo do fenômeno de corrosão na Ponte Marechal Hermes no Rio São Francisco.
    (2008) Brinck, Fabiana Malta; Cândido, Luiz Cláudio; Neves, Francisco de Assis das
    A corrosão é uma das causas mais importantes da deterioração de pontes metálicas. Entre os vários fatores contribuintes para instaurar e acelerar o processo de corrosão em pontes metálicas podem-se citar o envelhecimento das pontes, o aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e, algumas vezes, a inadequação de projetos, detalhamento e construção da estrutura. A degradação em geral começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. A ocorrência e extensão dos danos e defeitos encontrados em inspeções sucessivas são usadas para estimar a deterioração de componentes estruturais. Os resultados dessas inspeções servem, portanto, como critério na tomada de decisão para a aplicação de medidas de manutenção e reabilitação. O objetivo deste trabalho é investigar e diagnosticar o fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (PMH), sobre o Rio São Francisco, que se encontra num estado avançado de degradação, além de descrever a metodologia adotada de inspeção.