EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Uma abordagem sistêmica para a mecânica cênica : a flexibilidade do teatro de proscênio.
    (2023) Barbosa, Filipe Freire Pederneiras; Vale, Clécio Magalhães do; Lamounier, Rosamônica da Fonseca
    Tomando o teatro de proscênio como objeto de estudo, este artigo aborda a mecânica cênica sob uma perspectiva sistêmica. Enquanto uma disciplina que compõe o planejamento de espaços cênicos em edifícios teatrais, a mecânica cênica tem sido flagrantemente negligenciada pela literatura brasileira sobre esse tipo edificação. A análise dos principais espaços que compõem especificamente o teatro de proscênio e o reconhecimento das funções a eles designadas no desempenho das atribuições principais desse tipo de edifício permitem estabelecer a notável influência que a mecânica cênica exerce sobre o seu planejamento. Mais do que isso, é possível afirmar que os elementos da mecânica cênica têm um papel fundamental na garantia da flexibilidade de usos ao teatro de proscênio e, consequentemente, na manutenção da vida útil funcional da edificação. Tendo isso em vista, a compreensão das relações mantidas entre o edifício e as tecnologias nele contidas é essencial para a concepção de teatros tecnicamente adequados, capazes de continuar desempenhando suas funções ao longo do tempo. Para a construção de uma abordagem que facilite o entendimento dessas relações, apoiou-se em um referencial teórico que analisa os edifícios conforme compostos por camadas construtivas, no qual também se discutem estratégias que visam a flexibilidade dos objetos arquitetônicos, a partir da definição dos seus elementos permanentes. A partir dos conceitos estudados, foi desenvolvida uma metodologia que sistematizou requisitos, aparatos técnicos e especificidades de organização dos seus elementos no espaço, como uma forma de orientar a abordagem da mecânica cênica no campo projetual.
  • Item
    A mecânica dos espetáculos : uma visão sistêmica do teatro de proscênio e a flexibilidade cênica.
    (2022) Barbosa, Filipe Freire Pederneiras; Vale, Clécio Magalhães do; Lamounier, Rosamônica da Fonseca; Vale, Clécio Magalhães do; Lamounier, Rosamônica da Fonseca; Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de; Maciel, Carlos Alberto Batista
    A falta de literatura que aborda mecânica cênica de forma abrangente e contextualizada, tanto nas análises de casos nacionais quanto de traduções da ampla experiência internacional, constitui um dos motivos para não contarmos com teatros de melhor desempenho cenotécnico. O objetivo deste trabalho foi dar um passo no longo caminho que representa a documentação das tecnologias cênicas, propondo uma sistematização dos elementos da mecânica cênica à luz de referenciais teóricos que empregam uma visão sistêmica e flexível sobre o edifício. O teatro de proscênio, como forma mais prevalente e mais rica em arranjos cênicos, se constitui em objeto de estudo. Reconhecendo seus espaços-chave e suas funções, começam a se estabelecer relações de influência mútua entre arquitetura e cenotecnia no planejamento do edifício. Com a introdução de conceitos atrelados ao entendimento do edifício conforme composto por camadas construtivas, e, à possibilidade de promover flexibilidade a partir da definição de elementos permanentes e suas implicações no uso do teatro ao longo do tempo, desenvolveu- se uma proposta de categorização das partes deste tipo de edifício. Com base nesse raciocínio, foi elaborada uma sistematização dos elementos da mecânica cênica, explicando sua composição, funcionamento e as relações mantidas com a edificação e seus outros sistemas.