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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

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    Influence of inverted-v-braced system on the stability and strength of multi-story steel frames.
    (2023) Azevedo, Iara Santana de; Silva, Andréa Regina Dias da; Silveira, Ricardo Azoubel da Mota
    Population growth in urban centers, together with the lack of physical space, has led to the construction of increasingly tall and slender buildings. Multiple-story structures present substantial challenges to civil engineering because they have specific requirements for their design, construction, and use. The increased number of floors leads to more lateral displacements resulting from horizontal actions. Under these conditions, to ensure system stability, structural bracing components are commonly adopted. In addition, along with the use of more resistant materials and new construction techniques, it is necessary to improve the methodologies adopted in the structural analysis to offer professionals in the area the conditions to undertake safer and more economical projects with better speed and efficiency. Thus, in this study, numerical analyses were applied to steel planar reticulated structures to evaluate their stability and strength when inserting bracing systems. The study compared the arrangement of the bars and analyzed the influence of the parameters of the bracing systems, such as the properties of the cross-section and the position of the inverted-V-braced system. The MASTAN2 program was used to perform nonlinear static assessments using reticulated finite elements that considered both geometrical and physical nonlinearities. It was observed that the inverted-V-braced system had a substantial impact on all of the structures that were analyzed, providing increased stiffness and, as a result, significantly reducing the frame’s lateral displacement.
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    Influência do contraventamento na estabilidade e resistência de estruturas em aço.
    (2021) Azevedo, Iara Santana de; Silva, Andréa Regina Dias da; Silveira, Ricardo Azoubel da Mota; Silva, Andréa Regina Dias da; Silveira, Ricardo Azoubel da Mota; Batelo, Everton André Pimentel; Neves, Francisco de Assis das
    O crescimento populacional em grandes centros urbanos, juntamente com a falta de espaço físico, tem levado à construção de edifícios cada vez mais altos e esbeltos. Estruturas com múltiplos pavimentos trazem grandes desafios à Engenharia Civil exigindo condições especificas de projeto, de construção e de uso. Mais diretamente relacionado à análise estrutural, o aumento do número de pavimentos acarreta em um acréscimo dos efeitos decorrentes das ações horizontais. Nessas estruturas, por estarem susceptíveis a grandes deslocabilidades devido a tais ações, adota-se comumente componentes estruturais de contraventamento, cuja principal função é fornecer estabilidade ao sistema. Além disso, com o uso de materiais mais resistentes e novas técnicas construtivas surge-se a necessidade de aperfeiçoamento das metodologias adotadas na análise estrutural, buscando oferecer aos profissionais da área condições para que realizem projetos mais seguros e econômicos com maior rapidez e eficiência. Nesse sentido, neste trabalho realizam-se análises numéricas de estruturas reticuladas planas em aço com o objetivo de avaliar sua estabilidade e resistência ao inserir sistemas de contraventamento. Durante o estudo, investiga-se a influência de alguns parâmetros dos sistemas de contraventamento tais como: o tipo de ligação com os outros membros da estrutura, as propriedades da seção transversal, a posição e a disposição das barras, além da sua eficácia quanto à variação na intensidade das cargas laterais. Análises estáticas serão realizadas via programa MASTAN2. Formulações não lineares de elementos finitos que consideram duas fontes de não linearidades, geométrica e física, são adotadas. Através dos estudos realizados, observou-se que os sistemas de contraventamento exerceram influência significativa em todas as estruturas analisadas, proporcionando um aumento na rigidez, e consequente, redução da deslocabilidade lateral. Outras conclusões e observações referentes ao comportamento estrutural de cada estrutura investigada e diretamente relacionadas às análises efetuadas serão estabelecidas.