EM - Escola de Minas
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A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.
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Item Weathering resistance of Linz–Donawitz (LD) slag as ballast material using freeze-thaw and sulfate soundness.(2023) Alves, Hebert da Consolação; Gomes, Guilherme José CunhaAs nonrenewable natural aggregates with acceptable geotechnical properties become scarce, costly, and entail negative environmental impacts, the study of alternatives remains a first-order challenge for sustainable railway design. This paper focuses on the physical and chemical weathering effects of the industrial byproduct Linz–Donawitz (LD) slag as a ballast material. For this purpose, 75 freeze–thaw (F-T) and 40 sulfate soundness (SS) cycles were carried out on the byproduct. We present a series of laboratory experiments involving particle characteristics, durability and strength for different F-T and SS cycles. To benchmark the performance of LD slag, we also performed our experiments on two natural aggregates: gneiss and basalt. Our main findings reveal that: (i) the shape of LD slag ballast and its particle size distribution are unnafected by the F-T and SS cycles, (ii) the basalt exhibits higher magnitudes of fouling after SS cycles, (iii) losses in Los Angeles abrasion and shock resistance were much more pronounced in SS tests for all ballast materials, (iv) LD slag is more resistant and less susceptible to the degrading effects of freezing and thawing, (v) point load tests indicate that the loss of resistance of basalt is small compared to that of gneiss, (vi) the byproduct showed a decrease in strength of 87% after 40 SS cycles, suggesting that chemical weathering exerts a dominant control on the performance of LD slag. The findings are relevant to elucidate the physical and chemical weathering effects of LD slag and to promote its sustainable use.Item Avaliação do desempenho de misturas asfálticas com rejeitos de ardósia.(2021) Bispo, Matheus Evangelista Gonçalves; Alves, Hebert da Consolação; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Hilário, Ronderson Queiroz; Sá, Edgar AlfredoO presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho mecânico de concretos asfálticos usinados a quente (CAUQ) utilizando o rejeito de ardósia como agregado alternativo e verificar a eficiência do mesmo em revestimentos asfálticos em comparação aos agregados normalmente utilizados. A confecção dos corpos de prova foi feita de acordo com a metodologia Marshall de dosagem das misturas asfálticas, utilizando como ligante o cimento asfáltico de petróleo tipo CAP 50/70. Foram realizados ensaios para caracterização dos agregados e das misturas, conforme a norma DNIT ES 031/2006. A caracterização mecânica das misturas foi realizada por meio dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação da estabilidade e fluência Marshall. Os resultados dos ensaios mecânicos da mistura de rejeitos de ardósia (MRA) foram comparados com uma Mistura Asfáltica Convencional. Os parâmetros RT, estabilidade e fluência Marshall da MRA foram satisfatórios. A única consideração feita está relacionada aos resultados elevados encontrados no ensaio MR, surgindo-se questionamentos quanto à veracidade dos valores obtidos e sugerindo-se uma análise química e petrográfica nos agregados de ardósia com o intuito de se obter explicações mais precisas quanto ao módulo de resiliência dessas misturas asfálticas. Por fim, realizou-se uma análise econômica do custo-material de cada uma das misturas.Item Análise laboratorial de lodos desidratados de estações de tratamento de água da região metropolitana de Belo Horizonte – MG para uso em pavimentação.(2019) Alves, Hebert da Consolação; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Fernandes, Gilberto; Marangon, MárcioCom o avanço e desenvolvimento dos grandes centros urbanos, os serviços de tratamento de água e esgoto tem sido de enorme importância para a qualidade de vida da população. Porém, são geradas grandes quantidades de resíduos nos processos de potabilização e a disposição final destes tem sido um grande problema para as empresas geradoras dos mesmos. A pesquisa teve como objetivo precípuo realizar uma análise laboratorial dos resíduos desidratados de estações de tratamento de água, também chamados de lodo de ETA, da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, visando sua utilização em camadas de pavimentos como reforço de subleito e sub-base. O estudo realizou uma caracterização física, química, ambiental e biológica em lodos provenientes das ETAs de Bela Fama, no Rio das Velhas, município de Nova Lima-MG e da ETA Rio Manso/Paraopeba localizada no município de Brumadinho-MG, responsáveis por mais de 90% do abastecimento de água da RMBH. Além da caracterização dos lodos puros, estudou-se o comportamento mecânico dos mesmos e também quando estabilizados quimicamente com teores específicos de cal hidratada e cimento Portland. Os resultados mostraram que os lodos apresentam potencial para sua utilização na forma pura ou estabilizados quimicamente em camadas de pavimentos como reforço de subleito e subbase e também apresentam indicativos para outras aplicações da engenharia como composição cimentícia e de materiais geopoliméricos devido suas composições químicas e mineralógicas.