DEGEO - Departamento de Geologia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estimulação de poços tubulares por meio de explosivos, no KARST da região do Jaiba, norte do estado de Minas Gerais.
    (1981) Silva, Adelbani Braz da; Escondino, Paulo Cyro Baptista; Nery, Antônio Cláudio Foscolo
  • Item
    Detecção de depósitos bauxiticos em coberturas lateriticas através de imagens Tm. Sinclinal do Gandarela. Quadrilatero Ferrifero.
    (1988) Varajão, César Augusto Chicarino; Menezes, Paulo Roberto; Carvalho, Adilson; Melfi, Adolpho José; Boulangé, Bruno
    Em vários pontos das superfícies de aplainamento cimeiras da região do Quadrilátero Ferrífero (MG) ocorrem pequenos depósitos de bauxita, que pelas suas reduzidas dimensões e associação com solos lateríticos e couraças ferruginosas, são de difícil caracterização em fotos aéreas 1: 25,000, Considerando que o sensor TM possui bandas espectrais que favorecem a identificação de óxidos de ferro como limonita, goethita, hematita e de minerais contendo íons hidroxila ou com ligação Al-OH (banda 7), utilizou-se de técnicas de realce para se tentar detectar e discriminar as ocorrências bauxiticas dos outros alteritos. Os resultados comprovaram que as melhores discriminações dos depósitos foram obtidas quando no processamento estava incluída a banda 7 (2, 08-2, 35u), cujo intervalo espectral contém típicas feições de absorção de materiais aluminosos. Neste caso, confirma-se que o atributo da resolução espectral das imagens Tm superou o atributo da resolução espectral das imagens Tm superou o atributo da resolução espacial das fotos aéreas pancromáticas.