DEGEO - Departamento de Geologia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Nesting ecology of Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) and Podocnemis unifilis (Troschel, 1848) (Testudines, Podocnemididae) in the Javaés River, Brazil.
    (2010) Ferreira Júnior, Paulo Dias; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    O local da desova influencia a duração da incubação e o sucesso de eclosão de duas tartarugas neotropicais brasileiras, a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis). Monitoramos as estações reprodutivas de 2000 a 2001 nas praias do Rio Javaés na Ilha do Bananal. Apesar de as duas espécies desovarem nas mesmas praias, existe uma separação entre as áreas de desova, com P. expansa desovando nas partes mais elevadas das praias. A duração da incubação de P. expansa foi influenciada pelo período da desova, pela altura do ninho em relação ao nível do rio, pelo número de ovos e pelo tamanho do sedimento. Ninhos de P. expansa localizados em sedimentos mais grossos apresentaram uma menor duração da incubação. O sucesso da eclosão de P. expansa foi influenciado pelo tamanho do sedimento, duração da incubação e período da desova. O sucesso da eclosão se correlacionou negativamente com o tamanho do sedimento indicando que ninhos situados em areias mais finas têm maiores chances de eclodirem. Ninhos do final da temporada reprodutiva têm menor sucesso de eclosão e menor duração da incubação. Para P. unifilis, a duração da incubação é influenciada pelo período da desova e a dinâmica fluvial exerce grande efeito no sucesso da eclosão. A oscilação do nível do rio Javaés e o período da desova foram decisivos para o sucesso da eclosão. Os resultados ressaltam a importância da proteção de áreas com maior diversidade geológica onde as variáveis ambientais podem afetar o microambiente dos ninhos com reflexos na duração da incubação e no sucesso da eclosão dos filhotes.
  • Item
    Geological characteristics of the nesting areas of the giant Amazon river turtle (Podocnemis expansa) in the Crixás-Açu river in Goiás State, Brazil.
    (2006) Ferreira Júnior, Paulo Dias; Castro, Paulo de Tarso Amorim
    Uma das maiores populações de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) da região Centro-Oeste do Brasil nidifica ao longo das praias do rio Crixás-Açu no estado de Goiás. Apesar de existirem inúmeras barras em pontal na área, apenas um seleto grupo de praias foi eleito como ponto de nidificação pela tartaruga-da-amazônia. Aspectos geológicos, tais como um substrato constituído por sedimentos arenosos, a presença de locais amplos e profundos no rio, e patamares elevados, acima de 200 cm foram imprescindíveis à escolha dos pontos de desova. As dimensões relativamente reduzidas das barras em pontal e o grande número de indivíduos a desovarem no mesmo local fazem com que haja uma alta concentração de ninhos. A rápida ascensão do nível do rio Crixás-Açu, a partir de 25 de outubro de 2000, provocou o alagamento das praias e o afogamento de filhotes e embriões. Estima-se que quase todas os ninhos foram perdidos por este motivo. A altura do local de desova, em relação ao nível do rio, exerceu um papel crucial sobre o momento do alagamento das praias, mas foi incapaz de assegurar a conclusão do período de incubação e saída dos filhotes dos ninhos. As praias do Retiro, Júnior, Assombrado e Limoeiro, situadas a uma altura que variou de 183 a 310 cm, foram alagadas em 8 de novembro. A praia da Barreira Branca, com altura de até 380 cm foi completamente alagada a partir de 13 de dezembro.