DEART - Departamento de Artes
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Item Os elementos essenciais da Commedia Dell'arte no século XVI e na contemporaneidade.(2020) Hunzicker, Frederick MagalhãesA Commedia dell´Arte é uma comédia de ofício, de profissão, e, com isso, tem seus elementos constitutivos. Através da análise matricial ponderamos os procedimentos de criação de um espetáculo de Commedia dell´Arte. Também, elencamos elementos de criação do ator, como a máscara, a improvisação e o roteiro de intrigas (canovaccio). Tanto a máscara quanto a improvisação dizem respeito ao trabalho do ator; já o roteiro (canovaccio) se relaciona com as ações do ator, a dramaturgia do ator. A expressividade pauta a técnica e o talento artístico com a pré‐expressividade, que seria aquilo que o ator prepara antes de interpretar a personagem. As propriedades populares da Commedia dell'Arte foram dadas pelo caráter carnavalesco, já que a cultura cômica popular da Idade Média, principalmente a cultura carnavalesca, conformava-se através de uma grande diversidade: festas públicas carnavalescas; ritos e cultos cômicos especiais; os bufões e tolos; gigantes, anões e monstros; palhaços de diversos estilos; a literatura paródica, etc. E por fim, no teatro oriental, a máscara surge conectada à dança ritual, enquanto no ocidente, está presente nos festejos populares ou ligada a alguma tradição religiosa.Item A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.(2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deA proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.Item Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.(2010) Nosella, Berilo Luigi DeiróO presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.