DEART - Departamento de Artes

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    Methodologies of audio description in the reception of films for people with disability visual : case study.
    (2021) Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Lopes, Thales
    This conference proposes to investigate the methods of audiovisual description for people with visual impairments, as well as, from a case study, to deepen and problematize the exclusive sense of vision as preponderant in the reception of films. The scarce field of research on the processes and policies of inclusion in cinematographic art has gained relative relevance in recent years, above all, from the very question presented in films whose thematic of blindness is under discussion, among them: The miracle of Anne Sullivan (1962) by Arthur Penn; Dance in the dark (2000), by Lars Von Trier; Tirésias (2003) by Bertrand Bonello and Essay on blindness (2008) by Fernando Meirelles Bird Box (2018) by Susanne Bier.
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    A violência e a morte na cena contemporânea : limites da visibilidade.
    (2018) Pontes, Carlos Frederico Bustamante; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Oliveira, Letícia Mendes de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A proposta deste texto é analisar processos artísticos no teatro e no cinema nos quais os temas da violência e da morte aparecem como elementos propulsores paraconstruções criativas, ritualísticas e estéticas. Sendo assim, este trabalho pretende analisar situações acerca de imagens que a violência e a morte proporcionam em diferentes esferasda criação artística. Ora vista como tabu pela sociedade contemporânea que tenta afastá-la do meio social, ora veiculada pelo ângulo sensacionalista da mídia, o tema da morte será visto aqui em diferentes camadas de representação. Já as cenas da violência no mundo contemporâneo, estas se espalham pelas telas do cinema,da televisão e se multiplicam nas demais telas dos dispositivos tecnológicos atuais. Imagens e cenas que exploram cada detalhe de diferentes atos de violênciasão repetidas e compartilhadas continuamente.
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    Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.
    (2010) Nosella, Berilo Luigi Deiró
    O presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.