DEART - Departamento de Artes

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/636

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Senhora dos afogados e uma poética de cena de Antunes Filho.
    (2016) Medeiros, Elen de
    Tem-se por objetivo principal expor algumas reflexões sobre o trabalho estético de Antunes Filho em sua montagem de Senhora dos afogados, de 2008, pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral). Tendo como base a peça homônima de Nelson Rodrigues, o encenador faz sua leitura particularizada do texto teatral e o transpõe para a cena a partir de uma poética cênica, que tem se desenhado ao longo de sua trajetória enquanto diretor de teatro. Nesse sentido, o que se vê, na montagem, é um diálogo intrínseco entre a poética de cena – pensada e elaborada por Antunes Filho – e a poética dramatúrgica.
  • Item
    Pessoa e Nelson : proposições do drama moderno em Portugal e no Brasil.
    (2016) Medeiros, Elen de; Penteado, Flávio Rodrigo
    Para pensar as relações entre o drama moderno em Portugal e no Brasil, Fernando Pessoa e Nelson Rodrigues se projetam como nomes centrais do questionamento da forma dramática convencional. Assim, propomo-nos a compreender de que maneira, cada qual com sua proposta estética, os autores possibilitaram a composição de uma forma dramática aberta, repensando o teatro na modernidade. Para tanto, partimos de teorias sobre o drama — Szondi (2011) e Sarrazac (2012) —, na medida em que encontramos nessas formulações elementos para refl exão das obras aqui estudadas.
  • Item
    Paraíso Zona Norte : apontamentos sobre uma estética cênica.
    (2015) Medeiros, Elen de
    A montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues.
  • Item
    Nas trilhas da memória – um percurso pelos Caminhos de Vestido de Noiva.
    (2015) Medeiros, Elen de
    Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, é considerada, por grande parte da crítica especializada, como o marco do teatro moderno brasileiro. O texto rompe com os principais paradigmas do drama tradicional, expondo no palco os devaneios de Alaíde. É por esta perspectiva que será feita a leitura dessa peça, percorrendo os caminhos seguidos por Alaíde para a reconstrução de sua memória, a qual tropeça nas pistas falsas e na incompletude das lembranças.