DEART - Departamento de Artes
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Item Senhora dos afogados e uma poética de cena de Antunes Filho.(2016) Medeiros, Elen deTem-se por objetivo principal expor algumas reflexões sobre o trabalho estético de Antunes Filho em sua montagem de Senhora dos afogados, de 2008, pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral). Tendo como base a peça homônima de Nelson Rodrigues, o encenador faz sua leitura particularizada do texto teatral e o transpõe para a cena a partir de uma poética cênica, que tem se desenhado ao longo de sua trajetória enquanto diretor de teatro. Nesse sentido, o que se vê, na montagem, é um diálogo intrínseco entre a poética de cena – pensada e elaborada por Antunes Filho – e a poética dramatúrgica.Item Pessoa e Nelson : proposições do drama moderno em Portugal e no Brasil.(2016) Medeiros, Elen de; Penteado, Flávio RodrigoPara pensar as relações entre o drama moderno em Portugal e no Brasil, Fernando Pessoa e Nelson Rodrigues se projetam como nomes centrais do questionamento da forma dramática convencional. Assim, propomo-nos a compreender de que maneira, cada qual com sua proposta estética, os autores possibilitaram a composição de uma forma dramática aberta, repensando o teatro na modernidade. Para tanto, partimos de teorias sobre o drama — Szondi (2011) e Sarrazac (2012) —, na medida em que encontramos nessas formulações elementos para refl exão das obras aqui estudadas.Item A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade.(2016) Medeiros, Elen de; Santos, Matheus Borelli dosEste artigo busca, por meio de uma leitura de O teatro é necessário?, de Denis Guénoun, aproximar as ideias abordadas pelo autor ao conceito de “pulsão de ficção”, forjado por Suzi Frankl Sperper, em uma tentativa de refletir acerca das motivações do espectador contemporâneo ao buscar uma obra teatral. Esse pensamento, apoiado na noção da tríplice mimese, de Paul Ricoeur, irá levantar possibilidades que investigam como um espaço institucionalizado pode proporcionar terreno fértil para o cultivo dessa necessidade humana pela ficcionalização.Item Algumas reflexões sobre a modernização do drama no Brasil – conjecturas e possibilidades.(2015) Medeiros, Elen deTendo como ponto de partida alguns pressupostos teóricos discutidos por Szondi (2001) e por Sarrazac (2012) acerca da modernização dramática, pretende-se levantar algumas questões sobre dos caminhos do drama moderno brasileiro. Para isso, tem-se como referência obras produzidas entre 1910 e 1940, anos que antecederam o teatro moderno.Item Paraíso Zona Norte : apontamentos sobre uma estética cênica.(2015) Medeiros, Elen deA montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues.Item A vertigem rapsódica de Jó : aspectos rapsódicos no espetáculo - O livro de Jó do Teatro da Vertigem.(2015) Medeiros, Elen de; Celestino, PhelippeA partir da noção de rapsódia cunhada pelo dramaturgo e professor francês Jean-Pierre Sarrazac, a investigação se faz sobre as características e os elementos concernentes ao processo, à dramaturgia e à encenação da obra O livro de Jó do grupo paulista Teatro da Vertigem. Tem-se como objetivo expor argumentos que sustentem uma análise que pressupõe tal objeto como uma encenação rapsódica.Item Nas trilhas da memória – um percurso pelos Caminhos de Vestido de Noiva.(2015) Medeiros, Elen deVestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, é considerada, por grande parte da crítica especializada, como o marco do teatro moderno brasileiro. O texto rompe com os principais paradigmas do drama tradicional, expondo no palco os devaneios de Alaíde. É por esta perspectiva que será feita a leitura dessa peça, percorrendo os caminhos seguidos por Alaíde para a reconstrução de sua memória, a qual tropeça nas pistas falsas e na incompletude das lembranças.