PPGEP - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

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Resultados da Pesquisa

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    Um estudo das tecnologias e arquiteturas da indústria 4.0 no contexto da cadeia de suprimentos digital e inteligente.
    (2023) Fernandes, Júlio César Morais; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Fernandes, June Marques; Frazzon, Enzo Morosini
    A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0) é fortemente impulsionada pela transformação digital. E nesse contexto, as empresas dependem cada vez mais de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para alavancarem produtividade e competitividade. Este estudo avança na pesquisa sobre Cadeias de Suprimentos Digital e Inteligente (CSDI) que é uma das dimensões da I4.0. Ao considerar o conceito de I4.0, existem poucas pesquisas sobre as questões relacionadas à sua implementação no nível da Cadeia de Suprimentos (CS). Nesse sentido, é explorada a relação entre as tecnologias avançadas da I4.0 e a CSDI. Para estudar essa relação foi escolhido como contexto de estudo uma importante empresa do segmento siderúrgico do Brasil. Nesse contexto, a análise dessa relação foi realizada a partir do seguinte objetivo geral: propor rotas tecnológicas capazes de integrar princípios da I4.0, arquiteturas e tecnologias em prol de uma CSDI a partir da aplicação do modelo technology roadmap (TRM), no contexto de uma siderúrgica brasileira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em profundidade e os dados coletados por meio de entrevistas, reunião com grupo focal e workshop. Essa pesquisa apresenta 05 achados: (1) adaptação da arquitetura RAMI4.0 ao contexto da cadeia de suprimentos (artigo 1); (2) foram identificados 03 estágios para adoção das tecnologias da I4.0 no contexto da CSDI: avaliação do status tecnológico da empresa; priorização dos fornecedores parceiros; e, implementação das ações para adoção das tecnologias (artigo 2); (3) a proposição de uma integração de princípios, arquiteturas e tecnologias da I4.0 por meio da elaboração das rotas tecnológicas no modelo TRM (artigo 3); (4) foi observado que diferentes projetos são aplicados especificamente para um determinado grupo de mercadoria (matéria-prima e/ou sobressalente), e, em diferentes etapas da cadeia de suprimentos; (5) um resultado relevante é que o Enterprise Resource Planing (ERP) foi considerado o sistema informatizado que relaciona com as demais tecnologias envolvidas em diferentes projetos de aplicação dessas tecnologias. Os achados 4 e 5 foram observados nos três artigos.
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    Desafios do purchasing em tempos de covid-19 : práticas resilientes para mitigar rupturas na cadeia de suprimentos de saúde.
    (2023) Araujo, Renato; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Karine Araújo; Pedroso, Carolina Belotti
    O objetivo deste trabalho é identificar as práticas de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) aplicadas à atividade de purchasing capazes de melhorar a resiliência da cadeia de saúde em tempos de pandemia. A atividade de purchasing consiste em execução de compras, gestão dos recursos financeiros, incluindo seleção, avaliação e monitoramento de fornecedores. A literatura aborda as práticas de gestão da atividade de purchasing em diversos contextos organizacionais, contudo, a avaliação da aplicabilidade dessas práticas durante a pandemia da COVID-19 é incipiente. Poucos estudos apresentam as práticas de gestão da cadeia de suprimentos aplicadas à atividade de purchasing que são capazes de reduzir rupturas aumentando a resiliência da cadeia em tempos de pandemia. A resiliência está relacionada à manutenção do fluxo de fornecimento, bem como sistemas e ações voltadas para mitigar os efeitos das rupturas na atividade fim do setor de saúde. Espera-se que a adoção de práticas identificadas como catalisadoras de resiliência possibilite eliminar rupturas e/ou mitigar seus efeitos nos suprimentos de materiais e serviços de saúde. A abordagem adotada é essencialmente qualitativa. Em um primeiro momento, foi utilizada a revisão sistemática da literatura (RSL) a partir das bases de dados ScienceDirect, Emerald, Wiley e Web of Science compreendendo o período de 2017 a 2019. A metodologia de Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA) foi adotada para desenvolver a RSL. Após uma seleção de 705 documentos, foram aplicados filtros e analisados 52 artigos que apresentaram práticas ou conceitos de gestão na atividade de purchasing das organizações de saúde no período de pandemia pela COVID-19. Foram utilizadas as palavras chaves supply chain, resilience, purchasing, hospital, Covid-19, buying e healthcare. Em seguida, foi realizado um estudo de caso múltiplo no contexto de 4 unidades de saúde. Para realizar o registro e tratamento dos dados levantados em campo, esta pesquisa adotou uma abordagem fundamentada em metodologia multicritério. Optou-se pelo Método da Análise Hierárquica (Analytic Hierarchi Process – AHP). Este projeto sugere cinco proposições de práticas de gestão que podem contribuir para o aumento da resiliência do purchasing no enfrentamento a pandemias, a exemplo da COVID-19. As práticas propostas são colaboração, flexibilidade, visibilidade, agilidade e compartilhamento de informação. A sobrecarga nas unidades de saúde e a demanda exponencial por medicamentos e serviços específicos no combate à crise provocada pela pandemia da COVID-19 exigem enorme coordenação de aquisição pelo setor de purchasing. A partir da aplicação dessas práticas, verificou-se a redução de rupturas e/ou seus efeitos na cadeia de suprimento de saúde e aumento de sua resiliência. A partir do AHP foi possível estabelecer um ranqueamento de implantação das práticas de gestão no conjunto das organizações. Essa sequência de implantação foi diferente da literatura para o estudo de caso. A sequência de implantação segue a ordem da prática mais relevante para a prática que menos influencia na redução de rupturas e/ou seus efeitos. Pelos apontamentos visualizados na RSL e no estudo de caso verificou-se que as práticas apresentaram grau de importância diferentes. Todo esse planejamento visa garantir que o atendimento prestado pelo serviço de saúde mantenha o fluxo de valor que atenda aos clientes das unidades de saúde.